O Natal foi e sempre será a festa da celebração do nascimento de Jesus Cristo, tempo de renovarmos a esperança de dias melhores, conquistas, realizações de projetos. Com o passar dos anos o Natal perdeu o seu sentido, transformando-se numa festa pautada em sua maioria num consumismo desenfreado.
Algumas dicas práticas podem ajudar a resgatar o sentido do Natal
1. A Novena de Natal em família é sem dúvida um dos principais momentos celebrativos em preparação para o Natal, oportunidade em que a família se une não só numa celebração como na meditação do sentido do Natal. A novena pode ser rezada todos os 9 dias, escolhendo sempre um horário que fique bom para todos.
2. A preparação do jantar em família é um importante momento de diálogo e interação. Importante envolver todos, desde o que desejam comer, o que cada um pode fazer, montar a lista dos pratos, a lista de compras, planeje as tarefas a ser executada por cada um, desde a decoração da mesa, arranjos de folhas e flores, qual será refeição principal e a sobremesa!
3. Promova ações de aproximação das pessoas, busque a reconciliação e perdão, o nascimento de Jesus não acontece no presépio, de verdade ele acontece no nosso coração, e se o nosso coração estiver cheio de mágoa e rancor não conseguiremos viver essa experiência, não perca a oportunidade de pedir a dar perdão, de forma especial os da sua família.
4. Natal é uma celebração para ser vivida em família, evite viagens ou eventos em que a sua família não esteja com você, viva este momento cercado daqueles que você ama. Durante a ceia em família, aproveite a oportunidade para meditar uma mensagem em família.
5. Como o Natal desperta o espírito de solidariedade, que tal começar a praticar a solidariedade com a doação de roupas, sapatos e brinquedos? Assim, a cada presente ganho, também doamos algo a quem precisa, por vezes temos excessos de coisas que não usamos, e que podem ser usadas por pessoas que não tem. Uma dinâmica legal é fazer essa faxina do bem todos juntos, e depois doar na comunidade, instituição de caridade, orfanato etc.
E depois das celebrações, contribuir com a organização da casa é um lindo gesto! Primeiro vamos celebrar e, depois, todos merecem descansar. Se todos ajudarem, ninguém fica sobrecarregado. Dividam tarefas e, juntos, contribuam para que a casa fique limpa e a família em harmonia.
Com simplicidade e afeto, podemos identificar inúmeras possibilidades de ações dentro de nossas próprias casas. É só observarmos as necessidades das pessoas com quem convivemos e pensarmos em como expressar nosso carinho por elas.
Josemar Araújo e Noélia Nascimento
Coordenadores Ministério para as Famílias
G. O. Fé e Vida no Senhor – Ataíde, Vila Velha – ES