Quando falamos de perfil, o dicionário traz como significado: “descrição de uma pessoa que ressaltam suas características básicas, conjunto de traços psicológicos ou habilidades que tornam alguém apto para determinado posto, encargo ou responsabilidade”. Este último, nos remete a uma empresa que busca um candidato para determinada vaga em seu quadro de funcionários, e  que precisam atender alguns critérios. Assim também é o Senhor, que através das lideranças do nosso movimento e ministério, vai realizando a convocação ao chamado a servir na Intercessão. Para tanto, é preciso considerar alguns aspectos que estão destacados no nosso chamado e que nos habilitam a exercer o serviço que nos foi confiado, nos possibilitando responder ao chamado do Senhor com autêntica carismaticidade, marca fudamental do nosso movimento.

Ao extrairmos a essência do nosso chamado dentro da RCC, encontramos como um dos pilares a prática dos carismas, atrelado ás nossas raízes, a nossa base. Desta forma, entendemos que o uso dos carismas deve estar inserido na nossa vida desde o nosso cotidiano oracional, até mesmo nas ações práticas do nosso dia-a-dia como servos do Senhor. Daí a grande necessidade de compreendermos um pouco melhor a nossa identidade para nos apoderarmos de todas as possibilidades que nos são oferecidas por meio dos carismas do Espírito Santo.

Como aprendemos por meio do Processo Formativo do nosso ministério, interceder é colocar-se nas trincheiras  em intercessão por algo ou alguém em sua necessidade apresentada, assim, a oração é a ponte que une o céu e a terra, Deus e o homem, e o intercessor é aquele que tem o livre acesso para transitar nesta ponte, levando ao Senhor as intenções do povo e trazendo para ele as respostas de Deus. Isso acontece com todas as pessoas vocacionadas a intercessão, que dizem SIM ao chamado do Senhor e oferecem, não somente a oração, mas a própria vida em favor do outro.

Dentre as características apresentadas através do perfil do intercessor está a carismaticidade, mencionada inicialmente e categorizada como uma ferramenta elementar no processo de nossa oração intercessória e na nossa vida. O intercessor carismático é aquele que se utiliza dos carismas para orientá-lo e conduzi-lo no caminho da sua intercessão. Enquanto intercessores do movimento eclesial da Renovação Carismática Católica, o desejo do Senhor para nós é que sejamos batizados no Espírito Santo,     e vivamos todas as consequências dessa experiência de imersão na graça do Espírito. Um dos resultados dessa experiência é a prática dos carismas. Nosso exercício ministerial precisa ser com os carismas do Espírito Santo para que nossa missão tenha eficácia.

O intercessor carismático é aquele que tem um Grupo de Oração, como lugar de surgimento do chamado e fonte da nossa vocação encontrada em Deus. O nosso Grupo de Oração é o coração pulsante do nosso movimento, e é lá que alimentamos nossa vivência carismática do Batismo no Espírito Santo. Sabemos que todo exercício ministerial do nosso movimento é sempre para o fortalecimento de nossos Grupos de Oração, para que eles sejam verdadeiros cenáculos de Pentecostes de nossos dias atuais.

Outra característica do intercessor carismático é a perseverança! “Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração.” (cf. Rm 12,12). O intercessor carismático é chamado a perseverança, a insistência, pois o intercessor é um insistente que ama, e por amar tanto os irmãos que se encontram em diversas situações de dificuldade, insistem no combate da oração  até contemplar o poder de Deus na vida das pessoas. O intercessor precisa amar, pois insistir é próprio de quem ama, próprio de quem está em unidade com o coração amoroso e misericordioso de Deus (CIC 2635).

Como intercessores carismáticos, somos chamados a ser zelosos com as orientações do movimento, do ministério. É preciso estarmos sempre de prontidão para os direcionamentos que nos forem apresentados, para seguirmos em obediência ao Senhor e alcançarmos a graça da unidade do Espírito. “Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de Espírito. Servi ao Senhor!” (cf. Rm 12,11).

O intercessor carismático é alguém que cultiva o silêncio, “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (cf. Lc 2, 51). Através do silêncio, abrimos a possibilidade a escuta de Deus, que falará através do seu Espírito Santo, realizando a manifestação dos dons por meio do exercício dos carismas, trazendo luz às situações pelas quais estamos intercedendo, orientando, dando direção, soprando sobre nós um sopro de condução para seguirmos os caminhos do Senhor e alcançarmos todas as bençãos e graças por Ele preparadas.

Muitas vezes, nós rezamos, e achamos que não fomos respondidos por Deus, mas em muitas situações Deus está falando, mas somos nós que temos a dificuldade de ouvir, de discernir. É através da prática do carismas e de seu exercício, que o Espírito Santo vai se manifestando e vai dando clareza acerca das situações apresentadas, por meio da palavra de sabedoria, de ciência, de profecia, do discernimento dos Espíritos, da oração em línguas, da interpretação das línguas, do dom da fé, cura e milagres, e por meio das direções apresentadas, podemos seguir o caminho em busca de Cristo Jesus, que é o nosso fim único.

Como intercessores carismáticos, somos chamados a ter o Batismo no Espírito Santo como combustível da nossa vida e, a medida que vamos sendo mais do Espírito, Ele se derrama mais sobre nós e a nossa oração não será somente tocada pelo Espírito, mas será propriedade Dele, e sendo Dele, é Ele que faz!

 

Núcleo Nacional do MI RCCBRASIL

 

REDE NACIONAL DE INTERCESSÃO – SETEMBRO – 2023

 

INTENÇÕES PERMANENTES

1. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;

2. Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e fidelidade;

3. Pelos membros do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica – CHARIS;

4. Pelos membros do Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS;

5. Pelo Presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões e sua família, e todos os membros do Conselho Nacional;

6. Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;

7. Por todos os Grupos de Oração do Brasil;

8. Por todos os Ministérios da RCC em nível nacional, estadual, diocesano e de Grupo de Oração;

9. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCC;

10. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores;

11. Pelos eventos de evangelização da RCC no Brasil;

12. Pela situação política, econômica e moral em nosso País;

13. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;

14. Pela libertação e paz do povo Venezuelano;

15. Pela erradicação dos vírus causadores da Covid, Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.

 

INTENÇÕES DO MÊS DE SETEMBRO

·        Oremos pedindo para que toda nação brasileira seja batizada no Espírito Santo;

·        Oremos para que cesse a guerra entre a Rússia e a Ucrânia;

·        Pela Conferência Juvenil de Líderes Juvenil que acontecerá em Anápolis (GO), entre os dias 01 a 03 de setembro;

·        Oremos pelos Congressos Estaduais da RCC – 02 e 03 de setembro, Alagoas e Rio Grande do Norte / 08 a 10 de setembro, Santa Catarina, Pará, Acre, Paraná / 09 e 10 de setembro, Piauí / 16 e 17 de setembro, Espírito Santo, Rondônia e Mato Grosso;

·        Oremos pela Assembleia do Conselho Nacional, que acontece de 20 a 24 de setembro em Curitiba – Paraná.