Profeta autêntico, São João Batista deu testemunho da verdade sem condescendências. Nascido da ternura do coração de Deus, cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe, abraçou completamente o desígnio do Senhor para sua vida.

E tu menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados. (Lc 1,76-77)

João foi redimido do pecado original antes de seu nascimento: “apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio”(Lc 1, 41).  Por tão grande graça, dentre os santos, apenas dele (juntamente com Jesus e a Virgem Maria) comemora-se a natividade.

Como profeta do Altíssimo, vivia as virtudes e fugia dos vícios. Não temeu dar sua vida por Aquele que ele mesmo declarou ser “o Cordeiro de Deus (cf. Jo 1, 29)”.

Ao conhecer seus feitos, sabemos que a vida do também chamado “Precursor” foi uma entrega total a Deus, anunciando a importância do arrependimento dos pecados, denunciando as obras das trevas, exortando o povo a uma mudança de comportamento. E sendo um homem de quem o próprio Jesus disse: “… entre os nascidos de mulher não há maior do que João” (cf. Lc 7,28), nós, como cristãos somos chamados a seguir seu exemplo.

Não pense que literalmente devemos então ir morar no deserto e nos vestir com pele de camelo! Mas reflitamos: onde nosso coração tem passado a maior parte do tempo? Deleitando-se com a presença de Deus ou buscando nos prazeres efêmeros a saciedade de nossas almas? Qual tem sido a nossa veste? Cristo ou algum pseudocristo?

Diz uma linda canção que “Nós somos RCC em Deus”. E sendo assim, como parte dessa Corrente de Graça, nutridos do exemplo do profeta do Altíssimo, temos anunciado a verdade e com nossa vida testemunhado a força do amor redentor de Cristo Jesus?

Ora, em tempos de escassos exemplos de fé, de uma busca desmedida de prazer e fuga da Cruz, somos fortemente chamados a mergulhar na vida de São João Batista. Homem virtuoso, que sem medo anunciava a verdade a quem necessário fosse; humilde ao reconhecer que ele era somente alguém indigno de desatar as sandálias daquEle que viria para batizar no Espírito Santo e no fogo; simples no vestir e no comer; testemunho vivo do que pregava e cheio da esperança que não decepciona, afinal, era pleno do Espírito Santo.

João Batista nasceu para realizar a vontade de Deus. Notemos a força de sua entrega num episódio da vida de Santa Rita de Cássia: contam alguns dos biógrafos da santa, que pela intercessão de São João Batista (com Santo Agostinho e São Francisco), ela obteve a graça de ser aceita no convento. Alguns deles chegam a dizer que os santos a levaram voando para lá!

Ora, assim como ele, viemos ao mundo com “o desejo de Deus inscrito em nosso coração” (cf. CIC 27). Não podemos perder de vista que nascemos para viver os desígnios do Senhor e que “(…) somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar” (CIC 27).

Para quantos irmãos apresentamos o Salvador? Nosso Grupo de Oração tem sido lugar eficaz de experiência com o amor redentor de Jesus Cristo?

Aprendamos com o precursor a não calar a nossa voz!

“Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: fazei penitência e crede no Evangelho” (Mc 1,15).

São João Batista, rogai a Deus por nós!
 
Carla Alves
Grupo de Oração Agnus Dei – Diocese de Caraguatatuba (SP)
Coordenadora Estadual do Ministério de Formação São Paulo