Deus, ao logo da sua relação com a humanidade, vem dando demonstração da importância da Família. Foi assim em todas as alianças que fez desde Adão e Eva, Abraão e Sara, Noé e toda família e muitos outros, até enviar o seu próprio filho, para nascer numa família, para mostrar a importância de um lar cristão, na educação dos filhos, no afeto, na correção e principalmente na formação do ser humano em todas as suas dimensões.

"Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.”

Mateus 1, 18b

A chegada de Jesus mudou a realidade da Sagrada Família, com certeza, os planos de José e Maria eram outros, distintos daquilo que Deus escolheu para eles. Deixando Deus mudar os planos, à sua vontade, José e Maria tiveram seus destinos mudados por completo quando aceitaram o Projeto de Deus. Eles estavam prometidos um ao outro em casamento e precisaram renunciar aos planos humanos para fazer a vontade de Deus.

Até onde seguimos o exemplo da Sagrada família? Para sermos fiéis ao projeto de Deus para as nossas casas, é preciso renúncias, entender o que é vontade minha e o que é vontade de Deus.

“Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.” (Mateus 1, 24)

São José deixou para as famílias exemplos a serem seguidos, que são virtudes necessárias para uma boa convivência em família: silêncio, escuta, intimidade e principalmente obediência. O “sim” de São José foi tão importante quanto o “sim” de Maria ao projeto de Deus.

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

Lucas 1, 38b

O “sim” de Maria foi incondicional e até o fim, assim como o “sim” que damos a Deus no altar para formar uma família. Teremos dificuldades, crises, frustações, desentendimentos, renúncias, medo de não dar conta, pessoas dirão que não vale a pena continuar, a sociedade vai tentar descontruir a imagem da grandeza e beleza da família, mas precisamos ter no nosso coração a certeza do sim, incondicional e indissolúvel.

"Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele.”

Lucas 2, 45

Neste relato, o Evangelho descreve que Jesus ficou em Jerusalém no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Diante do fato, foram os dois – Maria e José – a procura de Jesus até encontrá-lo. Não houve murmuração ou apontamento de culpa de um possível desaparecimento, mas, de imediato, se juntaram na missão de resgatar o menino.

No tempo presente, torna-se cada vez mais necessário a união de esforços para não deixar que os valores de nossas casas se percam, diante das armadilhas do mundo, e quando já estiverem literalmente perdidos, precisamos unir esforços para resgatá-los, principalmente quando se trata dos nossos filhos.

Na figura de Jesus, podemos contemplar os seus ensinamentos que afloram nesta época do ano, fraternidade, solidariedade, amor, perdão, reconciliação e tantos outros que precisam ser perpetuados durante todo o ano que se aproxima.


Sagrada Família, rogai por nós!

 

Boas festas! Um feliz 2024!

  

Josemar Araújo e Noélia Paixão

Coordenadores do Ministério para as Famílias da RCCBRASIL

Grupo de Oração Fé e Vida no Senhor, Vila Velha (ES)