“Prestai atenção, meus filhinhos: o tesouro do cristão não está na terra, mas nos céus. Por isso, o nosso pensamento deve estar voltado para onde está o nosso tesouro. Esta é a mais bela profissão do homem: rezar e amar. Se rezais e amais, eis aí a felicidade do homem sobre a terra.” (Do Catecismo de São João Maria Vianney, presbítero: A mais bela profissão do homem é rezar e amar)

Hoje, 04 de agosto, a Igreja celebra a memória de São João Maria Vianney, que nasceu na França, no ano de 1786. Superando muitas dificuldades foi ordenado sacerdote, promovendo na Paróquia de Ars a vida cristã, através de uma pregação eficaz, com a mortificação, a oração e a caridade, revelando especiais qualidades na administração do Sacramento da Penitência, atendendo fieis de todas as partes que buscavam seus santos conselhos. Esse é o modelo de sacerdote que recebemos! Por isso a Igreja escolheu a data de hoje para comemorar o dia do Padre.

São João Maria Vianney disse que “O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus”.O cotidiano do Sacerdote nem sempre é muito fácil, mas resta sempre a certeza de que assumindo esse chamado, cumpre-se a vontade do Senhor, que um dia disse: “Vem e segue-me!” Ele é ordenado para o serviço do Povo de Deus, devendo seguir o exemplo de Jesus Cristo, que lavou os pés dos discípulos.

Somente quem se esvazia de si mesmo, numa entrega total a Deus, é capaz de viver intensamente o Sacerdócio, celebrando a Eucaristia, pregando o Evangelho, acolhendo os pecadores, orientando e acompanhando-os, como um verdadeiro Pastor. 

Ao descrever o ministério sacerdotal, São João Paulo II, na “Carta aos Sacerdotes por ocasião da Quinta-feira santa de 1996”, destaca: “O sacerdote torna-se, assim, participante de tantas decisões da vida, de sofrimentos e alegrias, de esperanças e desilusões. Em cada situação, a sua função é mostrar Deus ao homem, como o fim último de sua existência pessoal. O sacerdote torna-se aquele a quem as pessoas confiam as coisas mais íntimas e os seus segredos, por vezes tão dolorosos. Torna-se o desejado dos enfermos, dos idosos e dos moribundos (…) O sacerdote, testemunha de Cristo, é mensageiro da vocação suprema do homem à vida eterna em Deus. E enquanto acompanha os irmãos, prepara-se a si mesmo: o exercício do ministério permite-lhe aprofundar a sua própria vocação de dar glória a Deus para tomar parte na Vida Eterna”.

O Papa Francisco, durante o Retiro Mundial de Sacerdotes em Roma, em junho de 2015, disse que os Sacerdotes precisam ser apaixonados por Jesus Cristo. Ele disse: “O sacerdote, à medida que vai andando no amor com Jesus, sente o carinho de seu Mestre de maneira distinta. E o busca, o comunica e o ama com carícias renovadas. Amem, deixem-se amar, abram o coração a Ele”.

A experiência do Batismo no Espírito Santo tem se tornado uma grande força aos sacerdotes, que são encorajados pelo Papa Francisco a levá-la a toda a Igreja: “Peço a todos e a cada um que, como parte desta corrente de graça da Renovação Carismática, organizem Seminários de Vida no Espírito Santo em suas paróquias, seminários, escolas a fim de compartilhar o Batismo no Espírito”.

Neste dia, de uma forma particular, consagremos a Nossa Senhora de Pentecostes nosso Papa, Bispos e Sacerdotes, para que sejam fortalecidos pela força da Efusão do Espírito Santo, tornando seus ministérios cada vez mais fecundos.

São João Maria Vianney, padroeiro dos Sacerdotes, rogai por nós!

Pe. Heldeir Gomes Carneiro

Diocese de Porto Nacional/TO

Ministério Cristo Sacerdote RCC TO