O Natal, tão especial para nós cristãos. Cleusa e Carlos Bombonati, Coordenadores nacionais do Ministério para as Famílias, refletem sobre Rei Menino que, para nos ensinar o que é humildade de filho de Deus, escolheu um coxo (manjedoura) para seu primeiro trono no meio de nós! Confira:

 

“Esta semana que passou estive lendo um artigo publicado pelo meu Pároco, Nilton Cesar Boni, sobre a presença de Jesus nas comemorações de seu aniversário.

A partir daí comecei a buscar os sinais da presença do Menino Jesus, por todos os lugares por onde tenho andado e, tristemente, constatei a inexistência do aniversariante em todos os locais.

Comércios, em todas as casas, inclusive as de servos de Jesus, encontrei árvores de Natal lindíssimas, rodeadas de presentes, de mensagens de otimismo para o novo ano de 2014, mas, a figura do Menino Jesus, não encontrei em  nenhuma delas!

Meu Deus, se professamos uma fé morta, de que vale ela?

Se falamos e não  agimos de acordo com nossas palavras, não seria heresia?

Fico questionando, o que é o Natal para nós cristãos?

Seria da boca para fora? Mas o próprio Jesus nos diz que a boca fala daquilo que o coração está cheio…

Se nossa boca fala, então nosso coração está cheio de Jesus! Então, com esse entusiasmo, devemos proclamar também, com gestos e atitudes, quem é Jesus para nós! Ou talvez, o que é o Natal para nós? Onde está Jesus nas comemorações, principalmente aquelas que promovemos, seja no trabalho, na escola, em casa, na comunidade, devemos ostentar, com todo amor, a figura do Rei do Rei Menino que, para nos ensinar o que é humildade de filho de Deus, escolheu um coxo (manjedoura) para seu primeiro trono no meio de nós.

Ele que teria direito e poder para nascer em berços de ouro nos palácios da vida, escolhe o mais humilde dos humildes berços (trono) para se instalar em sua encarnação: Deus se faz homem e habita no meio de nós!

Devemos, sim, ostentar a manjedoura em sua simplicidade para inspirar, a começar em nós, o desejo de sermos simples e humildes à semelhança do Cristo.

Busquemos a Jesus que Ele se deixa encontrar!

Que, na figura da manjedoura (coxo), inspiremos nossos corações, esvaziando-os de todo poder, glória e bens terrenos, os quais não poderemos levar em nossa viagem definitiva. Que a manjedoura de Jesus seja nosso modelo para moldarmos nossos corações!

Que neste Natal tenhamos a graça de esvaziar nossos corações, fazendo, nele, uma bela faxina, deixando-o bem limpinho, para que Jesus, com sua imensa luz, o faça iluminado para sempre!

Feliz e Santo Natal para todas as famílias do Brasil, e por que não dizer, do mundo!

Acolhamos o Menino Deus e sua humilde manjedoura!”

 

Cleusa e Carlos Bombonati

MINISTÉRIO PARA AS FAMÍLIAS

RCC – BRASIL