“Tua mulher será em teu lar como uma vinha fecunda. Teus filhos em torno à tua mesa serão como brotos de oliveira. Assim será abençoado aquele que teme o Senhor” (Salmos 127).

 

Amamos ser família! Podemos nos considerar uma família um pouco diferente, dizemos isso porque decidimos estar abertos à vida e hoje temos nossos 5 filhos. Claro que essa realidade que vivemos se difere totalmente do que o mundo deseja, então sempre ouvimos frases do tipo: vocês são loucos, irresponsáveis! E onde vamos sempre chamamos atenção seja no shopping, festa de aniversário, cinema ou mesmo na igreja, não somos ignorados, ao contrário, somos uma atração maior do que as pessoas mais extravagantes.

Mas desde o momento do nosso matrimônio, em que o sacerdote que presidia a celebração nos perguntou se aceitaríamos todos os filhos que Deus nos desse, abriu-se em nosso coração a vontade de ser pai e mãe de muitos filhos e assim fazer totalmente a vontade de Deus em nossas vidas.

No início não foi fácil, pois quem nos vê cheios de filhos não imagina o que passamos, tivemos muitas dificuldades, um aborto retido no qual fizemos uma curetagem e uma gravidez na trompa esquerda (ectópica), que como já estava rompendo tivemos que retirá-la. Porém, como o nosso Deus é o Deus do impossível, com apenas uma trompa nos presenteou com 5 filhos: Davi, Sara, Miguel, Rafaela e Pedro.

Sempre nos perguntam como vocês dão conta?  E dizemos que o Senhor vai nos dando a capacidade que precisamos, mas temos firme em nossos corações que filho não atrapalha, na verdade é uma missão maravilhosa dada por Deus, que fortalece e faz florescer o matrimônio.

altNós decidimos desde o começo que os nossos filhos sempre nos acompanhariam, então em todas as formações de nossa diocese eles sempre estão conosco, também todos os anos vamos no ENF com todos eles, muitas vezes já pregamos juntos enquanto os maiores ficavam no banco cuidando dos menores. Para nós é sempre uma alegria estarmos juntos participando da Renovação, queremos deixar para eles essa herança maravilhosa que é ser Igreja.

Sempre existe um questionamento de como vamos dar o melhor para eles, sendo tantos? Bem, podemos testemunhar em tudo a providência de Deus, mas não é que somos irresponsáveis, trabalhamos os dois e lutamos muito, diariamente, para que eles tenham o melhor, mas também confiamos no Senhor, eles têm hoje o melhor estudo da nossa cidade e graças a Deus vão muito bem na escola.

A verdade é que, superado nosso egoísmo com a abertura à vida, a família é premiada com muita alegria e a satisfação de ter uma igreja doméstica cheia de vida. Nada é igual, nada é chato, nada é depressivo, desde que seja tudo voltado à imitação da sagrada família. A satisfação de ver crianças crescendo não só na idade, mas, também, na fé é muito reconfortante. Onde tem família, tem alegria! Fernando e Leda, coordenadores do Ministério para as Famílias do Paraná.

———————

Fernando Augusto Coimbra Chesco e Leda Maria B Palhares Chesco
Coordenadores Estaduais do Ministério para as Famílias – Paraná
Grupo de Oração Sagrado Coração de Jesus – Diocese de Jacarezinho