O termo bênção, no latim “benedictio”, refere-se à ação de louvar, falar bem de alguém, elogiar, bendizer, invocar a bênção divina em favor de uma pessoa ou de si mesmo.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC 2626) diz que “a bênção exprime o movimento de fundo da oração”. O CIC, nº 2627, ainda explica que há “Duas formas fundamentais que exprimem esse movimento da bênção: ora ela sobe, levada no Espírito Santo por Cristo ao Pai (nós o bendizemos por nos ter abençoado), ora ela implora a graça do Espírito Santo, que por Cristo, desce de junto do Pai (é Ele que nos abençoa)”. Dessa forma, compreendemos que o ato de orar a Deus deve expressar gratidão e reconhecimento a Ele por Suas benevolências, que pela ação constante do mover da oração concede bênçãos a todos!
Nas Sagradas Escrituras são incontáveis as bênçãos de Deus e, em especial, destaco a bênção do Senhor destinada ao patriarca Abrão, ao dizer: “Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos” (Gn 12, 2). Nesse relato bíblico, Abraão não só recebe a bênção de Deus, mas uma clara prescrição do Senhor ao pronunciar: “seja tu, Abraão, uma bênção”. Tendo em vista o que Deus havia lhe falado, Abrão se tornou uma bênção para sua família e para todo o povo de Israel. A bênção divina na vida de Abraão não significa que ele não teve dificuldades ou tribulações, mas confiando no Senhor soube superar os percalços do caminho para fortalecer a fé e permanecer na amizade com Deus.
Portanto, na Palavra de Deus encontramos a Sua bênção para nós, e também somos chamados a sermos uma bênção, a “bem dizer” o bem da parte de Deus, que criou o homem e sabe o que é bom para ele. Desse modo, Moisés proferiu bênçãos proféticas em forma de louvor em favor das tribos de Israel (cf. Dt 33,1-29). Percebe-se também nos textos bíblicos que, frente as batalhas do exército de Israel, a oração tornou-se o “segredo” das bênçãos e das vitórias.
Somente quem compreende o poder transformador da oração se torna um instrumento de Deus para abençoar Seu povo, por isso, a oração de bênção é resposta generosa dos homens e mulheres que estão intimamente unidos a Deus e buscam bendizer Aquele que é fonte de toda bênção: “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo”(Ef 3,1).
Somos o povo escolhido do Senhor! Ele nos abençoou desde sempre com uma nova aliança para termos vida nova. Portanto, o intercessor que compreende que a oração é fonte de graças, deposita no coração as bençãos inseridas nas promessas de Deus e intercede profeticamente para que o povo seja abençoado, receba a herança incorruptível, mediante a fé em Jesus Cristo, e alcance a salvação, pois a maior bênção que Deus nos dá é a salvação em Jesus Cristo. Nesse sentido, o salmista nos ensina a suplicar: “Salvai, Senhor, vosso povo e abençoai a vossa herança; sede seu pastor, levai-o nos braços eternamente” (Sl 27, 9).
Sem dúvida, a oração é um profundo ato de amor e confiança em Deus. Ele nos atrai, não só para Si, mas para sermos instrumentos de bênção onde estivermos e tudo isso é oferta, sacrifício e doação. Ressalto que, ao oramos invocando as bênçãos de Deus sobre alguém, não ficamos sem recompensa, pois como nos diz um antigo provérbio: “Fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferece flores”.
Querido Intercessor, que Deus nos dê a Sua graça e Sua benção (cf. Sl 66). Rogo ao nosso Bom Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, que vos conceda toda sorte de bênçãos reservada para vossa vida, missão e família, pois “Aquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos” (Ef 3,20).
Senhor, abençoa-nos e guarda-nos. Faze resplandecer a tua face sobre nós e tem misericórdia de nós. Levanta a tua face sobre nós e nos conceda a paz. Amém.
Que 2023 seja repleto das bênçãos de Deus para todos!
 
 
Josirene França da Silva
Coordenadora Nacional do Ministério de Intercessão da RCCBRASIL
Grupo de Oração Quem Como Deus!
 
 
 
INTENÇÕES PERMANENTES
1. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;
2. Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e fidelidade;
3. Pelos membros do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica – CHARIS;
4. Pelos membros do Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS;
5. Pelo Presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões e sua família, e todos os membros do Conselho Nacional;
6. Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;
7. Por todos os Grupos de Oração do Brasil;
8. Por todos os Ministérios da RCC em nível nacional, estadual, diocesano e de Grupo de Oração;
9. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCC;
10. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores;
11. Pelos eventos de evangelização da RCC no Brasil;
12. Pela situação política, econômica e moral em nosso País;
13. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;
14. Pela libertação e paz do povo Venezuelano;
14. Pela erradicação dos vírus causadores da Covid, Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.
 
INTENÇÕES DO MÊS
– Oremos para que cesse a guerra entre a Rússia e a Ucrânia;
– Pelo Retiro da Equipe Nacional do Ministério para Seminaristas, de 05 a 08 de janeiro, em Foz do Iguaçu – PR;
– Pelo RENASEM – Encontro Nacional do Ministério para Seminaristas, de 09 a 13 de janeiro, em Foz do Iguaçu – PR;
– Pela Escola Nacional de Formação de Líderes e Missionários, de 14 a 24 de janeiro de 2023, São José dos Campos – SP;
– Pelo ENF – Encontro Nacional de Formação, de 25 a 29 de janeiro de 2023, em Aparecida-SP.