alt

REDE NACIONAL DE INTERCESSÃO – RNI/ MAIO 2023

 

“Aspirai aos dons superiores.”

1 Cor 12, 31

Neste tempo, o Ministério de Intercessão está trabalhando a importância do conhecimento referente ao uso dos carismas, tendo como objetivo formar os intercessores e fortalecer o uso dos       carismas na nossa reunião de intercessão.

No que se refere aos Carismas, sabemos que são graças especiais e significam favor, dom gratuito, benefício; ordenando-se, todos, à graça santificante, ou seja, nós recebemos os carismas     no momento em que recebemos a efusão do Espírito Santo,  e eles têm como meta o bem comum da Igreja.

No mês anterior, falamos sobre os Dons Carismáticos de Inspiração, que são os Dons de Profecia, Línguas e Interpretação das Línguas. Neste mês, nos atentaremos a refletir sobre os Dons Carismáticos de Revelação, sendo eles Discernimento dos Espíritos, Palavra de Cência e Palavra de Sabedoria.

Veremos a seguir, de maneira detalhada, o que são cada um destes Dons de Revelação, para tanto é importante saber que revelação significa tirar o véu, deixar ver com clareza, mostrar a realidade, fazer conhecer o que era ignorado ou secreto, manifestar a verdade. 

DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS

O Dom do Discernimento dos Espíritos nos ajuda a ter clareza sobre o espírito que move determinada situação, pessoas ou até a nós mesmos, ou seja, o princípio animador. A partir deste Dom, podemos compreender com facilidade a origem de uma inspiração e confirmar sua fonte: se vem de Deus (Espírito Santo); da natureza humana (espírito humano); do maligno (espíritos maus).

É o Discernimento dos espíritos que dá o entendimento, verdadeiro, para sabermos se uma ação provém do Espírito Santo. É ele que abre os nossos olhos para o mundo invisível, sendo uma luz sobrenatural, ajudando a distinguir o que é certo e o que é errado, o que é verdadeiro e o que é falso, orientando a nossa vida na fé a na doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para tanto,  é indispensável que sejam cultivadas duas grandes riquezas que são a intimidade com Deus e o conhecimento de Sua Palavra.

É importante dar ênfase ao fato de que o Dom do Discernimento dos espíritos é o guardião e protetor de todos os carismas, sendo ele que equilibra as ações e traz clareza sobre o princípio animador e gera maturidade no exercício dos carismas. 

PALAVRA DE CIÊNCIA

A Palavra de Ciência é uma revelação divina acerca de um fato ou situação que ocorreu no passado, ou que tem sua continuidade, com o objetivo de diagnosticar determinada situação, estado de espírito ou problema enfrentado para que possa haver a liberação da graça e do poder de Deus sobre essa situação. O Dom de Ciência propicia a revelação daquilo que está oculto e seria inalcançável para o homem, sendo um conhecimento que só Deus tem das realidades e nos concede para o bem dos homens e a edificação da Sua Igreja.

Ainda sobre a Palavra de Ciência, é importante ressaltar que se refere a um conhecimento sobrenatural e humanamente inatingível, ou seja, seria impossível ao homem tal feito sem a ação do Espírito Santo. Ressalta-se que, nem sempre convém anunciar a revelação recebida quando, por exemplo, em um momento em que oramos pela cura de um irmão, tal revelação apresente algo de foro íntimo desse irmão. Pois, Deus que tanto nos ama, nunca vai nos expor a situações embaraçosas, revelando coisas que nos possam “ridicularizar”, cabendo a quem recebeu a revelação divina ter discernimento e prudência na hora de expor a revelação. 

PALAVRA DE SABEDORIA

A Palavra de Sabedoria é uma revelação divina que nos mostra como devemos agir para cumprir a vontade de Deus na nossa vida e, assim, sermos felizes. Nos dá a direção e nos indica como agir para encontrarmos a melhor solução. Por meio deste Dom, o Senhor nos revela qual deve ser o nosso comportamento em cada situação, e nos leva a agir da melhor forma, segundo o Seu plano de amor.

O intuito da Palavra de Sabedoria, é revelar a orientação de Deus diante de determinada situação, tal revelação gera em nós uma profunda paz, alegria, confiança e vigor no coração do seu destinatário, enche o coração de Ação de Graças e louvor ao Senhor, produzindo felicidade, vida em abundância e fé renovada para os filhos de Deus.

Concluímos, portanto, que é a partir do conhecimento do Espírito Santo, que vamos sendo mergulhados nos carismas e nos aprofundando no conhecimento de Deus, que vai nos direcionando nos caminhos que devemos seguir, para alcançarmos a vitória sobre tudo aquilo que rezamos!

Ivan Garcia Nóbrega   
Grupo de Oração Renovar em Cristo – Diocese de Patos
Coordenador Estadual do Ministério de Intercessão da Paraíba

INTENÇÕES PERMANENTES

1. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;

2. Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e fidelidade;

3. Pelos membros do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica – CHARIS;

4. Pelos membros do Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS;

5. Pelo Presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões e sua família, e todos os membros do Conselho Nacional;

6. Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;

7. Por todos os Grupos de Oração do Brasil;

8. Por todos os Ministérios da RCC em nível nacional, estadual, diocesano e de Grupo de Oração;

9. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCC;

10. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores;

11. Pelos eventos de evangelização da RCC no Brasil;

12. Pela situação política, econômica e moral em nosso País;

13. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;

14. Pela libertação e paz do povo Venezuelano;

15. Pela erradicação dos vírus causadores da Covid, Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.

INTENÇÕES DO MÊS

Oremos para que cesse a guerra entre a Rússia e a Ucrânia;

Pelos Encontros Estaduais para coordenadores de Grupos de Oração e membros de núcleos de serviço – 06 a 07 de maio, Roraima / 20 e 21 de maio, Mato Grosso do Sul;

Pelo Encontro Nacional de Pregadores e Formadores em Aparecida (SP), que acontecerá nos dias de 21 a 23 de julho de 2023.