alt

“Enchei-vos do Espírito Santo”

Efésios 5,18

Neste tempo, o Ministério de Intercessão está trabalhando o despertar em cada intercessor(a), para a renovação do dom de Deus recebido e a graça da efusão do Espírito Santo que nos abre à experiência dos dons. Na parte II, foram abordados os Dons Carismáticos de Inspiração, que são: dom de Línguas, Profecia e Interpretação das Línguas. Na parte III, os Dons de Revelação, que são: Discernimento dos Espíritos, Palavra de Ciência e Palavra de Sabedoria. Encerrando este ciclo formativo sobre os Carismas, abordaremos os Dons de Poder: Fé, Cura e Milagres.

DOM DE FÉ

O dom de fé é o poder de Deus que nos move a uma confiança íntima e uma certeza expectante de que Ele agirá. A fé no Senhor arranca-nos o medo de romper com tudo aquilo que nos separa de Deus e não nos deixa ser plenamente feliz.

A Virgem Maria realiza, de maneira mais perfeita a obediência à fé. Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazida pelo anjo. Maria não cessou de crer no “cumprimento” da Palavra de Deus; por isso, a Igreja venera, em Maria, a realização mais pura da fé. (CIC 149)

A esta fé de Maria, de Abraão e de Moisés que devemos aderir com toda nossa alma, para que possamos enfrentar todas as provações.

Como características marcantes do dom carismático da Fé, mencionamos: Fé expectante; certeza do que não se vê; nos leva a agir com firmeza, com certeza e nos prepara para utilizarmos os outros dons, sendo esse último aspecto um dos principais, pois sem o dom da Fé, não conseguiremos atuar na prática dos demais dons.

DOM DE CURA

A cura se dá no tempo em que o amor e a sabedoria de Deus determinam. Ela também acontece dentro do tempo em que o Senhor precisa para preparar o coração da pessoa a quem Ele irá curar; mas, em nenhum momento, Deus deixa a pessoa a sós. A cada dia, o Espírito Santo se manifestará com sabedoria e força insuperáveis para sustentá-la.

Deus quer o homem sarado, por isso, o Dom de Cura se manifesta em todas as dimensões que constituem o ser humano, ou seja, Deus age nos males físicos, nos males da alma (interiores) e nos males espirituais, como segue:

a. Oração por cura física

Pelo dom da cura, Deus manifesta o seu amor à pessoa que sofre. Em cada cura milagrosa, há uma promessa de ressurreição: Jesus cura porque tem compaixão; porque ama e quer o bem. Ele quer a vida, a verdadeira liberdade e a alegria de cada homem e mulher. Do mesmo modo que Jesus tocava as pessoas com amor para curá-las, as pessoas, por sua vez, buscavam tocar Jesus com fé para serem curadas, porque d’Ele saía uma força que curava a todos (Lc 6,19).

b. Oração por cura interior

A cura interior floresce da intimidade com o Senhor. Jesus curava os corações por meio de suas palavras, olhares, gestos e atitudes. Assim, quanto mais nos abandonarmos em sua presença e permitirmos que a luz do Espírito vasculhe nosso coração, melhor nossa vida será. A cura interior é o processo pelo qual o Espírito Santo trabalha no homem para restaurá-lo conforme a vontade de Deus e para torná-lo feliz.

c. Oração para a cura espiritual

Quando alguém passa por um processo de libertação, geralmente, precisa de cura interior, pois o mal foi eliminado ou a pessoa conseguiu, com a força do Alto, se desvencilhar dele; mas as consequências de todo o tempo em que esteve oprimido, deixaram suas marcas. É preciso rezar pedindo que Deus feche, com a luz de seu amor, as feridas que ficaram. Deus nos mostra a verdade e nos faz viver nela.

DOM DE MILAGRES

Os milagres são intervenções sobrenaturais e inexplicáveis de Deus na natureza do homem ou seja, há uma mudança da ordem natural. O milagre é sempre um sinal de que alguém muito maior age por trás dele. Ele aponta para a presença de Deus!

Santo Tomás ensina que o milagre é algo que se situa além da natureza. Faz parte do universo sobrenatural e brota do poder de Deus, que está acima de todas as leis e de toda criação.

Por que Deus faz milagres? Santo Tomás explica que é sempre para revelar que há uma realidade sobrenatural. Os milagres são sinais daquilo que não podemos ver e somente Deus pode realizá-los. O dom dos milagres não é o maior dos carismas, mas sem dúvida o seu valor é inquestionável.

Concluimos aqui a abordagem acerca dos Dons Carismáticos. Agora é  hora de continuar dando passos e transformar tudo isso em intercessão, colocando cada dom trabalhado nos últimos meses na atuação dentro dos nossos Ministérios de Intercessão de cada Grupo de Oração deixando, assim, cada carisma nos trazer os caminhos, as repostas a nossa oração intercessória, fazendo reacender em nossos corações a chama dos carismas e o retorno a nossa identidade, pois não somos intercessores segundo nós mesmos, somos intercessores segundo o coração de Deus e inflamados pelo fogo do Espírito Santo, por isso, que possamos depender deste mesmo Espírito, que cada oração seja conduzida por Ele, que em cada intercessão Ele nos recorde todas as coisas, recordando-nos, inclusive, de sermos intercessores carismáticos.

Jucimara Elizeu Malta Martins

Grupo de Oração Eterno Amor – Diocese de Palmeira dos Índios

Coordenadora Estadual do Ministério de Intercessão e Alagoas