“A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vivais na ignorância” (I Cor 12, 1).

 

Quando nós fazemos aniversário, costumamos receber muitas felicitações dos nossos familiares, amigos e pessoas queridas, que celebram junto conosco o dom da vida que se renova em nós! Da mesma forma, quando somos batizados no Espírito Santo, recebemos a graça de uma vida nova, e vida nova no Espírito também é celebrada com alegria e muitos presentes. O primeiro presente recebido é o próprio Espírito Santo e, de dentro dele emanam outros presentes chamados “carismas”, que são tão grandes e de tanta manifestação do poder de Deus que, incontidos, não conseguem ficar apenas dentro de nós, porque desejam transbordar e gerar outras vidas novas para Deus.

Os nossos presentes “carismas”, podem ser chamados de Dons Efusos ou Carismáticos. Diferentemente dos Dons Infusos (que nos são dados por meio do Batismo Sacramental, confirmados por meio do sacramento da Crisma e agem para a nossa santificação), os Dons Efusos ou Carismáticos são conhecidos como dons de serviço, porque o Espírito Santo concede ao seu povo para a edificação e santificação da vida dos irmãos.

Na Renovação Carismática Católica, como o próprio nome já diz, o serviço a Igreja de Cristo ocorre de maneira carismática, ou seja, conduzido pelo poder do Espírito Santo e na prática dos carismas. Não são dos homens ou das mulheres que provém os carismas, é o Espírito Santo que, sendo derramado, derrama com Ele os seus dons em nós. Desta forma, temos a ciência de que a graça vem de Deus, o poder vem de Deus, o carisma vem de Deus!

O Ministério de Intercessão que foi pensado por Deus desde toda eternidade, foi criado para exercer os carismas e, por meio deles, receber a resposta da nossa oração intercessória. Nossos ministérios foram criados para serem fecundos em Deus, e essa fecundidade vem por meio do Espírito Santo. Não há outro caminho! Não há outra direção! Não existem atalhos, querido intercessor, que nos levem a fonte de todos os carismas, que não seja o próprio Espírito de Deus. A fonte primeira do nosso serviço, da nossa missão, é a ação batismal do Espírito Santo em nós!

Quando nos afastamos do Espírito Santo, aqui já mencionado como fonte dos carismas, deixamos a ação humana se sobrepor a ação de Deus. Com isso, nossos ministérios vão se tornando estéreis, vão deixando de produzir frutos, vão trilhando caminhos contrários à vontade de Deus e, ao invés do mover do Espírito, colocamos a nossa humanidade na frente da ação do Espírito Santo, nos tornando, assim, barreiras  à graça de Deus. Neste tempo, somos chamados a sair da frente do Espírito Santo!

No Ministério de Intercessão, os carismas também precisam ser utilizados. São eles que vão nos dar o diagnóstico, o tratamento e, consequentemente, a cura para tantas situações físicas e espirituais pelas quais nós clamamos! Você já se perguntou por que já não temos mais visto a ação de tantos milagres em nosso meio? Já se perguntou por que as curas que aconteciam copiosamente no meio de nós, já não acontecem mais com tanta frequência? Você já se perguntou por que hoje existem barreiras quase que intransponíveis para nós, quando nós já fomos testemunhas de verdadeiras muralhas caindo por terra ao som do nome de Jesus? Fé, cura e milagres como mencionados anteriormente são dons carismáticos do Espírito Santo, meus irmãos! Se eles pouco têm acontecido, é porque pouco temos clamado!

Chegou a hora do Ministério de Intercessão, avançar para águas mais profundas, para que continue sendo, verdadeiros cenáculos de Pentecostes! O Senhor está nos convidando a retornar a praticar os carismas em nossas reuniões de intercessão e a encher os nossos Grupos de Oração dos dons da Oração em Línguas, Interpretação das Línguas, Palavra de Sabedoria, Palavra de Profecia, Palavra de Ciência, Discernimento dos Espíritos, Fé, Cura e Milagres. O Ministério de Intercessão é aquele que é responsável por clamar pelos nossos Grupos de Oração, para que eles sejam batizados no Espírito Santo a cada novo dia! Se os nossos intercessores clamarem, não haverá abatimento capaz de nos vencer! Se os nossos intercessores clamarem os carismas, o fogo do Espírito Santo não irá parar de arder nos corações! Se os intercessores entenderem que precisamos orar na ação do Santo Espírito, que sem Ele as nossas orações são vazias e os nossos ministérios são estéreis e que, somente Nele, nós podemos viver e levar a vida nova em Deus, o mundanismo será retirado do nosso coração e o cristianismo se fará autêntico, real, atual e perene!

Intercessores, o caminho precisa ser refeito! É preciso retornar a prática dos carismas! É preciso conhecer o Espírito Santo e amá-lo! Só assim cumpriremos a nossa missão de fazer o Espírito Santo conhecido e amado também! E teremos intercessores renovados, Grupos de Oração renovados, uma Igreja e o mundo renovados pelo poder do Santo Espírito!

Que as nossas equipes de  intercessão sejam Cenáculos de Pentecostes ainda mais fervorosos e que os carismas continuem a ser procurados, vivenciados e manifestados no meio de nós!

 

Ana Paula de Oliveira Floro

Grupo de Oração Divino Espírito Santo – Arquidiocese da Paraíba

Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão RCCBRASIL

 

 

 

INTENÇÕES PERMANENTES

1. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;

2. Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e

fidelidade;

3. Pelos membros do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica – CHARIS;

4. Pelos membros do Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS;

5. Pelo Presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões e sua família, e todos os

membros do Conselho Nacional;

6. Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;

7. Por todos os Grupos de Oração do Brasil;

8. Por todos os Ministérios da RCC em nível nacional, estadual, diocesano e de Grupo de Oração;

9. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCC;

10. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores;

11. Pelos eventos de evangelização da RCC no Brasil;

12. Pela situação política, econômica e moral em nosso País;

13. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;

14. Pela libertação e paz do povo Venezuelano;

15. Pela erradicação dos vírus causadores da Covid, Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.

 

INTENÇÕES DO MÊS

– Oremos para que cesse a guerra entre a Rússia e a Ucrânia;

– Pelo Encontro Nacional para Coordenadores Diocesanos Aparecida (SP), que acontecerá nos dias 29/04 a 01/05;

– Pelo Projeto 1º de Maio (GPR´s)