No final de semana que marcou o início da Renovação Carismática Católica (RCC) no mundo, durante o retiro de Duquesne em 1967, os jovens participantes se prepararam espiritualmente lendo dois livros que se tornaram fundamentais para o Movimento: “A Cruz e o Punhal” e Atos dos Apóstolos. Tanto a obra literária quanto a Sagrada Escritura ofereceram percepções sobre a ação do Espírito Santo e o papel da fé na vida dos cristãos.

O livro “A Cruz e o Punhal” é um relato inspirador da vida de David Wilkerson, um jovem pastor que se sentiu chamado por Deus para ajudar jovens envolvidos com gangues violentas em Nova York. Publicado em 1963, o livro descreve a jornada de Wilkerson ao se aventurar nas áreas mais perigosas da cidade, oferecendo esperança e uma alternativa de vida longe da violência e criminalidade. A obra reflete sobre a dualidade entre a mensagem de amor e redenção da cruz e a realidade da violência e do perigo representados pelo punhal.

Além desse livro, os jovens em Duquesne se basearam nos relatos do livro de Atos dos Apóstolos, especialmente nos capítulos 1 a 4, que descrevem os eventos do Pentecostes e os primeiros sinais do Espírito Santo agindo na comunidade cristã primitiva.

Livros que contam a história da RCC

“Eles Falam em Outras Línguas”, escrito por John L. Sherrill, relata os eventos marcantes que deram origem ao Movimento da Renovação Carismática Católica. Publicado em 1969, o livro narra a experiência vivida por um grupo de estudantes e professores da Universidade de Duquesne durante um retiro espiritual. Durante esse retiro, os participantes experimentaram um profundo encontro com o Espírito Santo, manifestado especialmente através do dom das línguas, conforme descrito no livro de Atos dos Apóstolos.

“Como um Novo Pentecoste”, escrito por Patti Gallagher Mansfield, é outra obra fundamental que conta a história da RCC no mundo. Publicado em 1971, o livro oferece uma visão íntima e pessoal dos eventos que deram origem ao Movimento, especialmente por meio da experiência de Mansfield no retiro de Duquesne. Ela descreve de forma comovente como essas experiências transformaram sua compreensão da fé e sua relação com Deus, levando-a a uma nova e profunda experiência de Pentecostes.

O livro destaca a importância da Renovação Carismática Católica como uma forma de reviver a experiência do Pentecostes na vida da Igreja, trazendo um novo fervor espiritual e uma renovada consciência da presença do Espírito Santo.

Aproveite o cupom de desconto na Loja RCCBRASIL

Em virtude das comemorações dos 57 anos do final de semana de Duquesne A RCCBRASIL está oferecendo um desconto especial no livro “Como um Novo Pentecoste” na loja da RCCBRASIL. Usando o cupom: DUQUESNE2024 você pode receber um desconto de 20% nesta obra e continuar a se inspirar com as histórias de fé e renovação espiritual que elas contêm. A promoção é válida de 17 a 19 de fevereiro.

Outros dois livros merecem destaque na história da RCC: “A Promessa é Para Vós” – que fala sobre como a corrente de graça chegou ao Brasil, e “Louvor que Liberta” – que aborda a importância do louvor na libertação espiritual. Ambos também podem ser encontrados na loja da RCCBRASIL.