No último sábado, 13 de abril, o Papa Francisco autorizou a promulgação de três decretos do Dicastério para a Causa dos Santos, incluindo o que reconhece o milagre atribuído à Beata Elena Guerra, abrindo caminho para sua canonização. Elena Guerra, nascida em 23 de junho de 1835, em Lucca, Itália, e falecida em 11 de abril de 1914, foi beatificada por São João XXIII em 26 de abril de 1959.

Considerada a “Apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos”, Elena Guerra dedicou sua vida à educação, à Teologia e à escrita. Em 1882, fundou uma comunidade de mulheres dedicadas à educação de meninas, as Oblatas Irmãs de Santa Zita. Sua obra e sua devoção à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, foram fundamentais para a renovação espiritual na Igreja. Isso torna a figura de Elena Guerra no surgimento da RCC, como explica Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL. “A Beata Elena Guerra está intimamente ligada à Renovação Carismática, essa corrente de Graça que surge na Igreja após o Conselho Vaticano II, em resposta às orações dela e de outros líderes religiosos da época”.

Nesse sentido, a canonização de Elena Guerra é uma notícia de grande importância para a Igreja Católica, mas especialmente para a Renovação Carismática Católica, da qual ela é considerada patrona. 

“A família carismática do Brasil recebe com grande alegria, com grande júbilo e com muito louvor a Deus a notícia da canonização da Beata Elena Guerra. Deus seja louvado, porque a Santa Mãe Igreja, na sua sabedoria, declara a importância dessa mulher para o testemunho de vida cristã e para tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado a todos os povos”

Vinícius Simões - presdiente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Beatriz Vargas, membro convidado do Conselho Nacional da RCCBRASIL, também destacou a importância da canonização para a RCCBRASIL, afirmando que “Elena Guerra ensina com seu exemplo de vida que precisamos nos colocar à escuta do Espírito. Sua canonização contribuirá para que a graça de Pentecostes se perpetue na Igreja e no mundo”.

Além da canonização de Elena Guerra, o Papa Francisco também reconheceu o martírio de dois servos de Deus e as virtudes heroicas da Serva de Deus Teresa Lanfranco, religiosa italiana, o que representa um grande momento para a Igreja Católica e para todos os fiéis que se inspiram no testemunho de santidade dessas figuras.

MILAGRE QUE ABRIU CAMINHO PARA A CANONIZAÇÃO ACONTECEU NO BRASIL

Em 5 de abril de 2010, o enfermeiro Paulo Gontijo de Oliveira caiu de uma altura de cerca de 6 metros enquanto podava uma árvore na sua casa. Ele foi levado inconsciente para o hospital de Uberlândia, onde foi diagnosticado com traumatismo cranioencefálico gravíssimo, suspeita de morte encefálica e complicações sistêmicas, como pneumonia e hepatite. No dia seguinte, ele passou por craniotomia e cirurgia de descompressão com lobectomia frontal-basal e foi transferido para cuidados intensivos com prognóstico reservado.

No dia 10 de abril, uma tomografia computadorizada revelou uma piora significativa em seu quadro, com expectativa de morte iminente. Por isso, os médicos interromperam a sedação que mantinha o paciente no dia 11 de abril e, assim, no dia seguinte ele não apresentava mais sinais de reação neurológica. A situação levou os médicos a, no dia 15 de abril, iniciar o protocolo para declarar sua morte encefálica. Durante o período de 10 a 27 de abril, o paciente permaneceu em estado crítico, entre a vida e a morte.

Ao ficarem sabendo do estado gravíssimo de Paulo, membros da Renovação Carismática local, entre eles amigos e familiares, a partir do dia 17 de abril daquele ano, organizaram uma novena onde dirigiram suas intenções e invocações a Beata Elena Guerra.  

Depois de 21 dias de internação, no dia 27 de abril, os médicos enfim constataram uma melhora significativa no quadro de Paulo. Ele passou a responder aos estímulos dolorosos e a respirar espontaneamente e em 14 de maio, recebeu alta em boas condições. O acompanhamento mensal e depois anual atestou que Paulo estava em boas condições de saúde não apresentando nenhuma sequela decorrentes do trauma sofrido.

A canonização da Beata Elena Guerra ainda não tem data definida, mas certamente será um evento marcante para a RCCBRASIL e para toda a Igreja Católica, reafirmando a importância da devoção ao Espírito Santo e o chamado à renovação espiritual e missionária.

Que a canonização da Beata Elena Guerra seja uma oportunidade para refletirmos com mais afinco sobre o chamado profético da Renovação Carismática Católica, que é tornar o Espírito Santo mais conhecido e amado, além de levar as pessoas à experiência do batismo no Espírito Santo.

 

Beata Elena Guerra, rogai por nós!