Nesta quarta-feira, 22 o papa Francisco falou aos cristãos sobre a vivencia em unidade sabendo utilizar os dons a serviço do irmão. Veja na íntegra as palavras do santo padre:
Queridos irmãos e irmãs, bom dia.
No último sábado começou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que terminará no próximo sábado, a festa da Conversão de São Paulo Apóstolo. Esta iniciativa espiritual, é de grande preciosidade pois. envolve as comunidades cristãs há mais de cem anos. É um tempo dedicado à oração pela unidade de todos os batizados, de acordo com a vontade de Cristo: “que todos sejam um” (Jo 17,21). A cada ano, um grupo ecumênico de uma região do mundo, sob a orientação do Conselho Mundial de Igrejas e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, sugere o tema e prepara recursos para a Semana de Oração. Este ano, os subsídios vêm das Igrejas e Comunidades eclesiais do Canadá, e referem-se à questão abordada por São Paulo aos cristãos de Corinto: “Está Cristo dividido ? ” (1 Coríntios 1:13).
Certamente Cristo não está dividido. Mas devemos reconhecer e assumir as dores de nossas comunidades que continuam a viver em divisões de escândalo. As divisões entre os cristãos são um escândalo. Não há outra palavra: um escândalo. “Cada um de vocês – o apóstolo escreveu – ele diz: “Eu sou de Paulo”, “Eu pertenço a Apolo”, “Eu pertenço a Cefas”, ou “Eu pertenço a Cristo” (1,12). Mesmo aqueles que professavam a Cristo como seu mestre não são aplaudidos por Paulo, porque eles usaram o nome de Cristo para separar -se dos outros dentro da comunidade cristã. Mas o nome de Cristo cria a comunhão e a unidade , e não a divisão ! Ele veio para fazer a comunhão entre nós, não nos dividir . O batismo e a Cruz são elementos centrais do discipulado cristão que temos em comum . As divisões, em vez de enfraquecer a credibilidade e a eficácia do nosso compromisso com a evangelização, tendem a esvaziar a cruz de seu poder (cf. 1:17).
Paulo repreende os coríntios por suas disputas, mas também dá graças ao Senhor “por causa da graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus, que, Nele, você tem sido enriquecido por todos os presentes, os de discurso e toda a ciência” (1,4-5). As palavras de Paulo não são uma mera formalidade, mas um sinal de que ele vê em primeiro lugar – e este sinceramente congratula-se – os dons dados por Deus para a comunidade. Esta atitude do Apóstolo é um incentivo para nós e para toda a comunidade cristã a reconhecer com alegria os dons de Deus presentes em outras comunidades. Apesar do sofrimento das divisões, que infelizmente ainda existe, congratulamo-nos com as palavras de Paulo como um convite para se alegrar sinceramente pelas graças concedidas por Deus aos cristãos. Nós temos o mesmo batismo, o próprio Espírito Santo, que nos deu a graça de enfrentá-lo e ser feliz.
É bom reconhecer a graça com que Deus nos abençoa e, mais ainda, encontrar nos outros cristãos algo que precisamos, algo que pode receber como um presente de nossos irmãos e nossas irmãs . O grupo canadense, que preparou os benefícios desta Semana de Oração não convidou  a comunidade a pensar sobre o que eu poderia dar a seus vizinhos cristãos, mas exortou-os a se unirem para descobrir o que todos podem receber de tempos em tempos pelo outro. Isto requer algo mais. Requer muita oração, requer humildade, reflexão e exige conversão contínua. Vamos em frente nesta estrada, rezando pela unidade dos cristãos, para que este escândalo não esteja entre nós.
Fonte: Boletim Santa Sé