Dando continuidade ao ensimento sobre os Sacramentos, Papa Francisco falou sobre a Eucaristia e ressaltou a importância do dia de domingo para os cristãos católicos. Confira na íntegra as palavras do Santo Padre na Catequese desta quarta-feira (05):

“Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje vou falar sobre a Eucaristia. A Eucaristia coloca-se no coração da “iniciação cristã”, juntamente com o Batismo e a Confirmação, e constitui a fonte da vida da Igreja. Deste sacramento de amor, parte cada caminho autêntico de fé, comunhão e testemunho.

O que vemos quando nos reunimos para celebrar a Eucaristia, a Missa, já intui o que vamos viver. O centro do espaço para a celebração é o altar, que é uma mesa coberta com uma toalha, e isso nos faz pensar em um banquete. Em cima da mesa há uma cruz, indicando que é oferecido no altar o sacrifício de Cristo: Ele é o alimento espiritual que nós recebemos, sob os sinais do pão e do vinho. Ao lado da mesa está o ambão, lugar a partir do qual a Palavra de Deus é proclamada, e isso indica que nos reunimos para escutar o Senhor que fala através das Escrituras, e, portanto, o alimento que você recebe é também Sua Palavra.

Palavra e Pão na Missa se ​​tornam um, como na Última Ceia, quando todas as palavras de Jesus e todos os sinais que ele havia feito foram condensados ​​no ato de partir o pão e oferecer o cálice, antes do sacrifício da Cruz e com estas palavras: “Tomai e comei, isto é o meu corpo… Tomai e bebei, este é o meu sangue”.

O gesto que Jesus fez na Última Ceia é o agradecimento final ao Pai por seu amor, por sua misericórdia. “Ação de graças” é chamada de “Eucaristia” em grego. Por isso, o sacramento é chamado de Eucaristia, é a ação de graças suprema ao Pai, que nos amou o suficiente para nos dar o seu Filho. É por isso que o termo Eucaristia resume aquele gesto, gesto que é de Deus e do homem juntos, um gesto de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Por isso, a celebração da Eucaristia é muito mais do que um simples banquete: é o memorial da Páscoa de Jesus, o mistério central da salvação. “Memorial” não significa apenas uma lembrança, uma memória simples, mas significa que, todas as vezes que celebramos este sacramento, participamos do mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A Eucaristia é o ápice da ação de salvação de Deus, o Senhor Jesus fazendo-se o pão a cada um de nós, derrama toda a sua misericórdia e seu amor, de modo a renovar os nossos corações, nossas vidas e a forma com que nos relacionamos com Ele e com os outros. É por esta razão que, geralmente, quando se toma este sacramento, é dito “receba a Sagrada Comunhão”, fazer a comunhão: isto significa que o poder do Espírito Santo, a participação na mesa eucarística, nos configura de uma forma tão profunda com Cristo que nos faz saborear desde já aquela comunhão plena com o Pai que caracteriza o banquete celestial, onde com todos os santos, teremos a alegria de contemplar Deus face a face.

Queridos amigos, nunca será suficiente agradecer a Deus pelo dom que Ele nos deu na Eucaristia! É um presente tão grande e por isso que é tão importante ir à missa no domingo. Ir à missa não só para rezar, mas para receber a comunhão, este pão que é o Corpo de Jesus Cristo que nos salva, nos perdoa, que nos une ao Pai. É belo fazer isso! E todo o domingo nós vamos à Missa, porque é o dia da ressurreição do Senhor. É por isso que o domingo é tão importante para nós. E somente com a Eucaristia temos esse sentimento de pertença à Igreja, de Povo de Deus, Corpo de Deus, Jesus Cristo. Nunca deixe de compreender esse valor e a riqueza.

Peçamos agora que este sacramento possa continuar a manter viva na Igreja a sua presença e continue a modelar nossa comunidade na caridade e na comunhão, de acordo com o coração do Pai. Isto é feito ao longo de sua vida, mas começa de imediato no dia de sua Primeira Comunhão. Por isso, é importante que as crianças sejam bem preparadas antes da Comunhão e que nenhuma criança deixe de fazer, pois é o primeiro passo deste forte pertencer a Jesus Cristo, depois do Batismo e da Confirmação”.

Durante a saudação aos peregrinos, o Papa expressou seu desejo aos de língua portuguesa:

“Saúdo cordialmente os peregrinos de língua portuguesa, desejando-vos que cresçais sempre mais no amor e na adoração da Eucaristia, para que este Sacramento possa continuar a plasmar as vossas comunidades na caridade e na comunhão, segundo o coração do Pai. De bom grado vos abençoo a vós e aos vossos entes queridos!”.

Fonte: Boletim Santa Sé