Nesta manhã, 12/09, Papa Francisco presidiu a Santa Missa na Casa de Santa Marta e disse que para viver o Evangelho, o cristão deve se concentrar em dois polos: “A humanidade sofredora de Jesus e a doçura de Maria”.

O Pontífice iniciou a homilia lembrando a festa comemorada hoje pela Igreja, dia do “Santo Nome de Maria”. Segundo ele, antigamente, a comemoração era feita como “doce Nome de Maria” e apesar da definição ter mudado, nos dias de hoje, ainda permanece a doçura de seu nome.

Refletindo sobre o Evangelho, chamou atenção ao chamado que Jesus faz aos cristãos de, principalmente, amar os inimigos e ser capaz de perdoar. Sobre isso, destacou que há apenas uma maneira de colocar em prática esses pedidos do Mestre, a contemplação da Paixão de Cristo e a imitação do comportamento de sua mãe.

“Precisamos da doçura hoje de Nossa Senhora para entender essas coisas que Jesus nos pede, não? Porque é uma lista que não é fácil de viver. Amar os inimigos, fazer o bem, fazer sem esperar nada em troca, oferecer a outra face… coisas fortes que, a seu modo, foram vividas por Nossa Senhora. É a graça da humildade e da mansidão”, afirmou Francisco.

Graça essa que nos auxilia a viver o que não conseguimos somente com nosso próprio esforço. E para permanecer nesta graça, o Papa ensina:

“Pensar em Jesus. Só isso. Se o nosso coração, a nossa mente está com Jesus, o triunfador, aquele que venceu a morte, o pecado, o demônio, tudo, podemos fazer o que ele nos pede. Mas se não olharmos para Ele, se não estivermos com Ele, nada podemos. É uma graça: a graça que vem da contemplação de Jesus”.

Papa Francisco ainda chamou a atenção para a importância da contemplação da “humanidade sofredora” de Jesus, dizendo ser um aspecto ao qual todo cristão deve se voltar:

“Pensar no seu silêncio humilde: este será nosso esforço. Ele fará todo o resto. Ele fará tudo o que falta. Não existe outra estrada. É a única. Para sermos bons cristãos, é preciso contemplar a humanidade de Jesus e a humanidade sofredora. Para perdoar, para não odiar o próximo, para não fofocar contra o próximo, contemplemos Jesus sofredor. Vivamos nossa vida com Cristo em Deus: este é o conselho que nos dá o Apóstolo Paulo. É o conselho para nos tornar humildes, mansos, bons, magnânimos e ternos”.

 

Fonte: Rádio Vaticano