O Papa Francisco presidiu as celebrações deste Domingo de Páscoa no Vaticano, diante de uma multidão de aproximadamente 30 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro. Em uma cerimônia marcada pela esperança e pela paz, o Pontífice renovou seu apelo por um cessar-fogo na Faixa de Gaza e condenou os conflitos em diversas partes do mundo.

No centro de sua mensagem de Páscoa, o Papa Francisco trouxe à tona os conflitos que assolam a humanidade, condenando a guerra como um “absurdo”. Ele fez um apelo por um cessar-fogo imediato na luta entre Israel e Hamas, garantido acesso à ajuda humanitária em Gaza. Além disso, o Papa dedicou atenção especial à guerra na Ucrânia, pedindo uma troca geral de prisioneiros entre os dois lados, priorizando as crianças afetadas pelo conflito. 

“Meu pensamento se dirige, sobretudo, às vítimas dos muitos conflitos em andamento no mundo, a começar pelos que ocorrem em Israel, na Palestina e na Ucrânia. Que o Cristo Ressuscitado abra um caminho de paz para as populações atormentadas dessas regiões. Ao mesmo tempo que convido a que sejam respeitados os princípios do direito internacional, espero que haja uma troca geral de todos os prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia: todos por todos!”

Papa Francisco

Durante a benção Urbi et Orbi, concedida da sacada central da Basílica de São Pedro, o Papa Francisco reforçou sua mensagem de esperança e paz. Ele destacou a importância de remover as “pedras” que fecham o caminho para a vida, como a guerra, as crises humanitárias e as internacionais dos direitos humanos. O Papa enfatizou que somente Jesus Cristo, ressuscitado, é capaz de abrir o caminho da paz e da reconciliação.

Francisco também dedicou atenção para outras regiões do mundo, como a Síria, o Líbano, os Bálcãs Ocidentais, a Armênia, o Azerbaijão, o Haiti, o continente africano e os migrantes em situação de vulnerabilidade, indo a Deus que concede conforto e paz a todos os aflitos.

“No dia em que Cristo nos libertou da escravidão da morte, exorto aqueles com responsabilidade política a não pouparem esforços no combate ao flagelo do tráfico humano, trabalhando incansavelmente para desmantelar suas redes de exploração e trazer liberdade àqueles que são suas vítimas. Que o Senhor console suas famílias, especialmente aquelas que aguardam ansiosamente notícias de seus entes queridos, assegurando-lhes conforto e esperança”.

Papa Francisco

Ao concluir sua mensagem, o Papa pediu que a luz da ressurreição ilumine nossas mentes e converta nossos corações, conscientizando-nos do valor de toda vida humana, que deve ser acolhida, protegida e amada.