O Papa Francisco lançou um Tweet esta sexta-feira na sua conta @Pontifex. A mensagem “Senhor, mandai o Espírito Santo para dar consolação e fortaleza aos cristãos perseguidos” é acompanhada pelo hashtag ‘#free2pray’, isto é “Livres para rezar”, lema da campanha lançada pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), para fazer da Vigília de Pentecostes na noite deste sábado, “um grande gesto de oração a Deus e de proximidade” com os irmãos e as irmãs “perseguidos pela sua fé em Cristo”. Calcula-se que ao menos 150 milhões de cristãos em todo o mundo sofrem violências ou discriminações. A iniciativa da Vigília envolve todas as Dioceses da Itália, mas está se difundindo em todo o mundo.
Na Audiência Geral da última quarta-feira, o Papa Francisco convidou a recordar a todos que são “exilados ou mortos pelo simples fato de serem cristãos. São mártires!” – afirmou – desejando que este momento de oração “faça crescer a consciência de que a liberdade religiosa é um direito humano inalienável, aumente a sensibilização sobre o drama dos cristãos perseguidos em nosso tempo e que se coloque um fim a este crime inaceitável”.
A Vigília de Pentecostes proposta pelos bispos italianos, mas realizada também em diversas partes do mundo, precede a Missa de Pentecostes a ser presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro no próximo domingo (24/05), a partir das 9h55min, hora local. A cerimônia será transmitida, com comentários em português, a partir das 4h55min, horário de Brasília.
Fonte: Rádio Vaticano