Ao falar em missão, pode vir à mente os grandes missionários que pregam o Evangelho pelo mundo ou que servem em comunidades distantes, ou até ideias um pouco abstratas. O título da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2019 nos faz lembrar de que missão é concreta e para todos, pois como batizados, somos enviados e assim a Igreja de Cristo permanece em missão no mundo.

No entanto, ao coração de alguns pode vir o questionamento: “não sei cantar, não sei pregar, não sei orar pelas pessoas… Como posso estar em missão?” Maria também não tinha conhecimento de como as coisas se dariam, mas tinha a obediência e a confiança do cumprimento das promessas de Deus sobre o seu Filho. E assim abriu as portas para Deus usá-la para que cumprisse sua missão divina. A cada um de nós, Deus também tem um chamado único e especial, para o qual Ele aguarda nossa verdadeira entrega. Portanto, saber que somos amados e chamados por Deus, e nos fazermos pequenos para aceitar e obedecer a vontade de Deus são os primeiros passos. Se somos enviados pelo Batismo, já podemos dizer “eis-me aqui”.

Por ser um chamado concreto, ainda podem restar dúvidas sobre o que fazer. Quais são os próximos passos? Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, Padroeira das Missões, é reconhecida especialmente por ter colocado em prática a sua frase “No coração da Igreja eu serei o amor”. O que ela faria para cumprir isso era apenas o meio, e não o mais importante. Dessa mesma forma, o que você faz ou o Ministério que você exerce é somente o meio, e por isso não é só fazer alguma coisa e pronto. No fim seremos julgados não por quantas pregações fizemos, mas por quanto amor a Deus e aos irmãos tivemos ao pregar.

A Igreja é rica em formas de ser missionário, inclusive as fora do púlpito ou da capela. O batizado está em todos os lugares, e assim deve haver missão em todos os lugares, e de todas as maneiras. Por que perturbar nosso coração por “não saber fazer nada”, se podemos ser missionários através do que Ele mesmo já plantou em nós, como nas virtudes, ou nas tarefas cotidianas no trabalho, ou ao agir de forma diferente dentro de casa, com o desejo verdadeiro de ser luz de Cristo nesses lugares e de dobrar nossa vontade para amar, como bem fez Santa Teresinha.

E quando cada um se coloca no seu lugar, acolhendo e cumprindo o chamado que Deus o fez, nos tornamos como um corpo em harmonia, em que a mão não quer fazer o mesmo que o pé, mas sabe a sua função, e a desempenha bem. No projeto de Deus, Ele conta com todos nós. Criou cada um com muito amor e um propósito. O cumprimento do sim de Cristo ao Pai veio pelo sim de Maria. O seu sim interfere e fortalece o sim do seu irmão. Como verdadeiro Corpo de Cristo que somos, a Igreja enfim se coloca em movimento e saída para cumprir sua missão de evangelizar.

Não por acaso, a referida mensagem do Papa tem a data da última solenidade de Pentecostes, nos fazendo lembrar que é pelo Espírito que somos impulsionados a ser missionários. O Espírito Santo que repousa e habita em nós, anime nossa alma para sermos membros do Corpo, de forma una e santa para levar Cristo a todos.

Laís do Valle Corrêa
Grupo de Oração Maranatha
Arquidiocese de Belém (PA)