Acompanhe o testemunho do Coordenador Diocesano da RCC Parintins/AM, José Paulo Pacheco de Souza, que conta um pouco da história da RCC em sua diocese e como foi a experiência do Congresso Diocesano lá realizado.

Parintins, cidade do interior do Amazonas localizada a 400 km de Manaus, realizou entre os dias 11 a 14 de outubro de 2012 seu Congresso Diocesano. O evento reuniu cerca de trezentas pessoas entre membros do Movimento e pessoas que foram pela primeira vez a um encontro da RCC e puderam ter seu primeiro contato com o Amor de Deus.

A cidade de Parintins foi uma das primeiras do Brasil a receber a Renovação Carismática Católica. Um sacerdote diocesano recém-ordenado, chamado Dílson Brandão, pelo vigor da sua juventude, reunia jovens de vários lugares da cidade que juntos implantaram a RCC na diocese. Com as bênçãos do bispo da época, Dom Arcângelo Cerqua, iniciou-se a formação dos Grupos de Oração. Eram realizadas também, diversas outras atividades como retiros de fins de semana e momentos de oração, que muitas vezes aconteciam na madrugada, pois esse era o único horário que as pessoas tinham disponível. Em todos esses encontros, o maior testemunho era o poder de Deus agindo no meio do povo.

Era tudo uma grande novidade. Oração em línguas, visualizações, profecias. O fogo de Pentecostes inflamava o coração daquele padre diocesano e dos jovens que se uniram a ele. Os demais padres da época, buscavam entender aquele mover do Espírito na diocese local.

Na nossa história, percebemos também a forte presença de Maria. Parintins completou recentemente 160 anos. Foi fundada com a colaboração dos missionários carmelitas, por isso tem como Padroeira Nossa Senhora do Carmo. A diocese de Parintins abrange outras quatro cidades: Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Nhamundá. Todas as paróquias destas cidades têm como padroeira Maria, sob algum título. Nossa Senhora foi, com toda certeza, fundamental para que a experiência de Pentecostes se difundisse em nossa diocese. Foi graças a sua intercessão que o Pentecostes se perenizou na vida dos membros do Movimento.

O Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica reviveu essa história de graças durante os dias do eventos. Em todos os tempos, a RCC tem sido instrumento nas mãos de Deus para a restauração de vidas inteiras, para o surgimento de famílias santas e de novas vocações para a Igreja. Ovelhas que se perderam do aprisco do Senhor, retornaram para o lugar onde estão as verdes pastagens. Através da exortação do presidente do Conselho Nacional da RCC, Marcos Volcan, a Palavra do profeta Ezequiel se plenificou no meio do povo presente no congresso: “A ovelha perdida eu a procurarei; a desgarrada, eu a reconduzirei; a ferida, eu a curarei; a doente, eu a restabelecerei, e velarei sobre a que estiver gorda e vigorosa. Apascentá-las-ei todas com justiça” (Ez 34, 16). Aquilo que foi promessa de Deus desde o início da RCC em Parintins, se torna realidade em cada encontro, em cada Grupo de Oração, em cada membro.

Foram dias inesquecíveis, que desejamos partilhar com toda a família carismática do Brasil. Nosso carinho imenso ao nosso presidente Marcos Volcan, pelo esforço desmedido para estar conosco. Nossa gratidão ao irmão amigo Luiz César, coordenador nacional do Ministério de Intercessão, pelas palavras proféticas proferidas a RCC de Parintins. Nosso afeto profundo a esta mulher guerreira que coordena a RCC no Amazonas, Irlanda Bindá. Neste Congresso Diocesano, tomamos posse daquilo que nos foi anunciado pelo presidente da RCC: “Os melhores dias da Renovação Carismática Católica ainda estão por vir!”