O ENF 2013 significou um marco para muitos carismáticos, que puderam voltar para casa e testemunharem em seus Grupos de Oração grandes momentos de intimidade com Deus. Cada cultura,  cada região, cada  expressão característica vindas de diferentes lugares do Brasil fizeram do Encontro Nacional de Formação um grande momento de celebração da unidade e experiência ímpar de fé.  

Assim como foi para a paraense Alessandra Brindejonc, de 24 anos. A assistente social afirma que o ENF 2013 foi uma oportunidade de renovação, amor ao Movimento e à nova coordenação:

“Neste ano de 2013, o Senhor me elegeu como coordenadora do Grupo de Oração Maranatha. Participei do ENF 2013 e digo com toda a sinceridade do meu coração que saí deste encontro mais apaixonada pela RCC. O Batismo no Espírito Santo sempre é novo em nossas vidas, porém, neste encontro, senti como se tivesse sido a primeira vez que o tinha recebido de tão maravilhada que estou. Meu coração renovou o amor por Jesus e por Maria, pela Igreja, pelos irmãos, pela missão, pela RCC. Onde ando tenho testemunhado as graças que o Senhor derramou em minha vida neste encontro. Ressalto que Kátia Zavaris me passou muita serenidade, tranquilidade, docilidade e firmeza, a exemplo de Maria. Com certeza, este ano será um ano de muitas vitórias para a RCC Brasil. Obrigada! Eu amo a RCC!”

Além de expressões de amor, exemplos vivos de fé eram perceptíveis entre os carismáticos, que não mediram esforços para participarem do encontro. É o que vivenciou o jovem Sandro, do Rio de Janeiro.  

“Para mim este ENF 2013 foi expressão da providência de Deus e um momento profético, pois estou desempregado há dois anos, mas com a ajuda de Deus vinda dos meus irmãos da RCC, pude estar presente em Aparecida do Norte. Tive a oportunidade de conhecer a Basílica de Aparecida do Norte que não conhecia. O encontro foi profético pelas bênçãos que recebi do Senhor para minha vida, para o meu ministério, conhecer a Nossa Casa, Nossa Benção, rever e conhecer outros irmãos. Obrigado RCC”.

O encontro também chegou a muitos lares brasileiros por meio da internet,situação vivida pelo ex-coordenador estadual do Ministério de Pregação do estado do Pará, João Carlos Tenório e Silva:

“Quero aqui deixar meu testemunho em breves linhas. Este ano não foi possível estar aí com todos os meus irmãos do estado do Pará, mas como Deus é o Deus da sabedoria, deu ao homem capacidades incríveis. Acompanhei online todo o evento, bebi a distância da mesma água do Espírito Santo que estava jorrando nesse local abençoado. O Senhor, na sua infinita misericórdia, trabalhou ainda mais minha fé nas Suas promessas, na Sua Igreja, e o mais importante, o Senhor aumentou meu amor por nossa amada Igreja. Deus seja louvado por tudo que Ele tem cumulado a sua Igreja”.

Em resposta a esta manifestação de amor, a mineira Kênia Maria Fernandes testemunha a confirmação a exercer o chamado missionário, dentro da Renovação Carismática.

“O ENF é um tipo de encontro que mexe muito com a gente, em relação a nossa missão. Estou muito feliz por ter participado deste encontro maravilhoso, que me fez ver de novo esta luz de Deus, e me fez ter a certeza da minha fé, em relação a minha vida e a minha missão. Através do ENF, encontrei motivos e forças para continuar. Deus realiza em nós, através do Espírito Santo, uma grande transformação, retirando tudo que não é Dele, fazendo de nós pessoas renovadas. Obrigada, meu Deus, por tudo”.

 E para quem participou pela primeira vez de um encontro nacional, as palavras se resumem em gestos de gratidão e encantamento, como as de Maria Cristina, da Diocese de Marília, do Estado de São Paulo. Ela fala que desde a saída de casa até Aparecida, ela pode vivenciar momento marcantes.  

“Foi a primeira vez que participei de um encontro assim tão grande, nacional, até então só havia ido a encontros estaduais. Dois momentos me marcaram, o workshop do MJ com o Fernando Gomes e a missa em Canas. No Workshop fui contagiada pela alegria da juventude dos outros estados, e principalmente pelo sim do coordenador nacional do MJ e o apoio de sua noiva. Recebi um ânimo novo ao ver coordenadores estaduais casados, e até já avós, comprometidos com a evangelização da juventude carismática. Vale a pena ser de Deus, vale a pena dizer sim ao chamado que o Senhor me fez este ano para atuar no MJ. A missa em Canas foi uma alegria. Quando pisei naquela terra pude sentir o fogo do Espírito Santo e pedi ao Senhor, como dizem por aí, “unção territorial”. A música que o ministério cantou, “Lugar de adoração e vida”, resumiu tudo o que senti e vivi ao me preparar para o ENF. Oro a Deus que o fogo e alegria que senti não cessem. Voltei mais apaixonada pela minha Igreja, pela RCC, pelo meu Grupo de Oração (ABBA) e pelo Ministério Jovem. Deus nos abençoe. Paz e Fogo do Espírito Santo”.