Em 2024, a Renovação Carismática Católica do Brasil, em parceria com a Obra de Maria Peregrinações, vai promover a peregrinação espiritual 2024 “Pentecostes da Paz” em Assis, na Itália. A jornada terá a direção espiritual de Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, que cuidou pessoalmente do roteiro, garantindo que os locais visitados tenham conexão com a identidade carismática e com a fé católica.

Espiritualidade Carismática no cerne da Peregrinação

A peregrinação não é apenas uma experiência turística, mas uma oportunidade de mergulhar na história sagrada de cada local visitado. De acordo com Vinícius a escuta atenta a Deus oferece um ambiente propício para o clamor pelo batismo no Espírito Santo.

“Rezar escutando a Deus faz toda diferença, então, peregrinar por lugar santo não é simplesmente fazer turismo, tirar fotos, conhecer lugares bonitos e históricos, é mergulhar verdadeiramente na história de cada lugar santo e escutar aquilo que Deus tem a falar com cada um de nós no hoje na nossa história”.

Vinícius Simões

Roteiro definido de forma criteriosa

A escolha de cada local no roteiro da peregrinação reflete a conexão com a espiritualidade carismática e a fé católica. “Percorreremos dois grandes Santuários Marianos, Fátima e Lourdes, porque Maria é a garantidora da fé dos apóstolos no cenáculo de Jerusalém. Visitaremos Santiago de Compostella, apóstolo de nosso Senhor Jesus Cristo impulsionado pelo Espírito Santo. Visitaremos também Lisieux, de Santa Teresinha do Menino Jesus, na França, uma santa altamente carismática. Teremos ainda, Assis e Roma, berço da fé cristã, da fé católica. Então todos os lugares escolhidos como roteiro para a nossa peregrinação tem clara conexão com nossa espiritualidade carismática”, explica Vinícius.

Impacto espiritual e fortalecimento do Movimento

A presença contínua da graça de Deus nos lugares sagrados visitados impacta espiritualmente, fortalecendo os peregrinos e promovendo um renovo espiritual

“Quando Deus manifesta sua glória aquele lugar fica perpetuamente marcado pela sua presença, pelo seu poder. Então, sem dúvida nenhuma os participantes voltam da peregrinação mais fortalecidos e isso desemboca nos nossos grupos de oração, na nossa vida carismática e em nossas dioceses”

Vinícius Simões

Congresso de Pentecostes 2024

O Congresso de Pentecostes em Assis é a culminação dessa jornada, onde os peregrinos abrem seus corações para receber o Espírito Santo. “Como diz a Beata Elena Guerra: ‘basta dizer vem e Ele vem’. Ele é a fonte de todas as graças, Ele não é só a graça, se não a fonte de todas as graças. Então é muito especial podermos peregrinar exatamente ali nas proximidades de Pentecostes porque há toda uma espiritualidade de expectativa e de coroação do mistério pascal”, relata Vinícius.

Mudança de local da peregrinação

a inspiração para realizar a peregrinação e o Congresso de Pentecostes 2024 em Assis surgiu da impossibilidade de realizá-los na Terra Santa, devido aos conflitos recentes. Em virtude disso, os envolvidos na organização do Congresso propuseram a mudança para Assis, conhecida como a cidade da paz, em resposta à atual necessidade de paz no mundo.

.: Acesse o site e adquira o pacote da peregrinação espiritual de Pentecostes 2024, a “Peregrinação pela Paz”