Todos os anos por ocasião da Festa de Pentecostes, a Comunidade Obra de Maria, em parceria com a Comunidade Canção Nova, promove um Congresso na Terra Santa. E já de longa data, a RCCBRASIL se faz presente e, nestes últimos dois anos, contando com a participação de peregrinos que viajam conosco, visitando os lugares santos daquela região e também da Itália.

Vamos partilhar um pouco de como foi essa linda experiência!

Saímos do Brasil no dia 22/05, chegando em Tel Aviv/Israel no dia 23, às 16h. De lá, partimos de ônibus para um hotel na região da Galiléia. Durante este trajeto, meditamos o salmo 125: “Na ida, caminham chorando os que levam a semente a aspergir. Na volta, virão com alegria, quando trouxerem os seus feixes” (Sl 125,6), o Senhor já estava nos garantindo que teríamos uma peregrinação maravilhosa.

Na manhã do dia 24, ainda somente com um ônibus (estávamos em 108 pessoas, divididas entre o grupo que faria Terra Santa e Itália, que chegou primeiro, e o que estaria somente na Terra Santa, que chegou somente no dia 24), rezamos o Salmo 15, fazendo uma oração de entrega de nossa missão na Terra Santa.

Caná, Monte Tabor e Nazaré
Basílica da Anunciação - Nazaré

Seguimos para a Igreja de Caná da Galiléia, onde tivemos a graça de participar da celebração da Santa Missa presidida por Pe. Jorge Luiz, Coordenador do Ministério Cristo Sacerdote, que nos acompanhou em todo o nosso roteiro. Lá se deu a renovação dos votos matrimoniais de todos os casais presentes. E nos chamou a atenção na oração da coleta: “transformai os vossos corações com o fogo do vosso amor”.

De lá, parte do grupo seguiu para o Monte Tabor, onde visitamos a linda Igreja que marca o lugar da transfiguração de Nosso Senhor, em que Ele aparece resplandecente de glória, junto com Moisés e Elias, aos apóstolos Pedro, João e Tiago (cf. Mt 17, 1-5).

Seguimos, neste mesmo dia, para a Basílica da Anunciação, ainda na região da Galiléia, em Nazaré. O lugar onde o Senhor escolheu para ser concebido no ventre da Virgem Maria, o lugar do Fiat de Nossa Senhora, da Aparição do Arcanjo Gabriel para trazer o anúncio da chegada do Messias. Foi muito especial este lugar, onde o Espírito nos dizia que estava curando as nossas famílias, as famílias de nossos servos por intercessão da presença forte de Nossa Senhora. A palavra “FAMÍLIA” soou muito forte em nossos corações. Neste mesmo complexo, visitamos também a Igreja dedicada a São José, pai nutrício de Jesus.

Cafarnaum, milagres de Jesus e Mar da Galileia

No dia 25, visitamos Tabgha, local da multiplicação dos pães e dos peixes. Ali sempre oramos para que nada falte na mesa dos irmãos. De lá, seguimos para Cafarnaum, onde se encontra uma bela Igreja construída em cima das ruínas da Casa do Apóstolo Pedro e que se tornou a casa de Jesus e, também, onde estão as ruínas da cidade. Logo partimos para o Primado de Pedro, onde ecoa até os dias de hoje na beira daquele Mar da Galiléia: “Pedro, amas-me mais do que estes? Então apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 17), lugar de renovação de chamado, de voltarmos ao nosso olhar de pastores sobre os que nos são confiados.

Participamos da Celebração da Santa Missa no Monte das Bem Aventuranças e visitamos a Igreja que marca este lugar, onde rezamos pedindo que possamos viver as Bem Aventuranças narradas em Mateus 5ss. Após o almoço, passeamos de barco no Mar da Galiléia (também chamado Lago de Tiberíades ou Lago de Genesaré), e olhando para aquelas águas por onde o Senhor andou sobre elas e tanto pregou ali, meditamos a Palavra de Lucas 8, 22ss: a Tempestade acalmada, onde o Senhor nos disse que é Ele quem segura as nossas mãos, mesmo que estejamos com dificuldade de nos equilibrar, Ele está segurando fortemente em nossas mãos!

Mar da Galileia
Deserto, Belém e Via Crucis

Seguimos para a região da Judéia, com uma parada no deserto, onde Pe. Jorge refletiu que “O deserto é lugar de passagem. É o caminho onde nos deparamos com nossas fragilidades… Não dialoguemos com a tentação porque ela tem um discurso envolvente. O segredo para resistir neste caminho é a Palavra de Deus”.

Já hospedados em Belém da Judéia, seguimos na manhã do dia 26, para a cidade velha de Jerusalém (ou Jerusalém dentro dos muros).  Realizamos a oração do Via Crucis pelas ruas de Jerusalém, pelos lugares marcados pela Paixão do Senhor e depois, fizemos a visita ao Santo Sepulcro, à Pedra do Calvário e à Pedra onde depositaram o Seu preciosíssimo corpo. Lugar sempre de muita emoção e de renovação de fé.

Do Complexo do Santo Sepulcro, seguimos para o local da Ascenção de Jesus, em seguida, para a Igreja do Pater Noster e para a Basílica da Agonia, que também é chamada de Igreja de todas as Nações, onde se encontra o Monte das Oliveiras, onde, em uma profunda angústia, o Senhor suou sangue. Lugar de profunda oração.

No fim de semana que se seguiu, aconteceu o Congresso de Pentecostes em Belém, com presenças de muitas expressões carismáticas, também de Irmã Briege Mckenna e Patti Mansfield, referências para nossa espiritualidade no mundo.

Dia 29, voltamos a Jerusalém. Visitamos a Igreja de Gallicantu, onde se encontra o calabouço em que Jesus foi preso na noite derradeira de Quinta para Sexta-feira Santa. Ali meditamos as dores, as machucaduras de Jesus que curam as nossas feridas. Fomos dali, para o Cenáculo, onde marca a última ceia de Jesus com os apóstolos e a vinda do Espírito Santo em línguas de fogo. Lá clamamos de todo o coração: “Vem, Espírito Santo!”. Foi maravilhoso! Celebramos a Santa Missa neste dia, no Cenaculino, Igreja sob custódia dos Franciscanos, próxima ao Cenáculo.

Retornamos a Belém e visitamos a Basílica da Natividade, cidade, onde todos os dias é Natal. Ali, nasceu o Menino Deus. Aleluia! De lá, fomos à Gruta do Leite, onde a tradição nos diz que, indo para o Egito, Nossa Senhora precisou parar para amamentar e caiu uma gota do seu leite precioso em uma pedra e se tornando, então, um lugar de peregrinação, porque a pedra branca como a neve e o pó dela é milagroso. Rezamos lá por todas as mulheres que desejam ser mães e por tantas outras necessidades. Na noite deste mesmo dia, nas dependências do hotel, realizamos um lindo Grupo de Oração com todos os peregrinos.

Dia 30 foi o dia de visitar o Rio Jordão e renovar nossas promessas do batismo. Passamos por Jericó, a cidade mais antiga do mundo, onde se encontram ainda resquícios das muralhas e também contemplamos o Monte da Tentação e um Sicômoro (a árvore de Zaqueu) e o Mar Morto, que é um lago salgado, que se encontra a 400m abaixo do nível do mar, sendo o ponto mais baixo em terra seca do planeta. Neste dia, a Santa Missa aconteceu em Jericó.

Chegado o dia 31, dia de nos despedirmos da Terra Santa, visitamos Emaús (Nicópolis), lugar onde Jesus se encontra com os discípulos após sua morte, e morte de Cruz, e é reconhecido ao partir do pão (Lc, 24, 13-33). Ali, também nós reconhecemos o Senhor na última Santa Missa celebrada em Israel.

Durante nossa peregrinação, também visitamos o Carmelo do Menino Jesus, onde viveu Santa Miriam. Num momento muito especial, recebemos da madre superiora, em nome da RCCBRASIL, a relíquia da santa carismática. 

Alguns peregrinos seguiram para a Itália e, em todos os lugares Sagrados, oferecemos cada visita, cada oração, por toda a família carismática do Brasil.

Superiora do Carmelo do Meninio Jesus entrega relíquia de Santa Miriam à RCCBRASIL

Concluindo nossa partilha, queremos convidar aos que puderem e sonham a se unirem a mais essa missão de peregrinar nestes lugares sagrados com a RCCBRASIL nos próximos anos. O Senhor sempre realiza maravilhas em todos que fazem essa experiência de amor.

Luciana Neves

Secretária-Geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Grupo de Oração Água Viva