SECRETARIA MOISÉS
Rede Nacional de Intercessão
“Pois não temos um Sumo Sacerdote incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado”.(Hb 4,15)
Espiritualidade: Nesse mês de março entramos num tempo litúrgico especial: a Quaresma.
Nesse tempo há a atualização da “Grande Quaresma”, ou seja, os quarenta dias em que Jesus Cristo foi para o deserto onde foi tentado pelo demônio, jejuou e orou tendo sido fortalecido e conduzido pelo Espírito Santo!
“Somos levados nesse período a seguir os passos de Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, que, numa perfeita adesão à vontade do Pai, despojou-se e humilhou-se a si mesmo (cf Fl 2,6ss) entregando-se a nós com um amor total e desinteressado, até chegar à morte na Cruz”.(mensagem do Santo Padre, o Papa João Paulo II para a Quaresma de 2003, nº 3)
Intercessores, nesta quaresma, somos chamados a unirmo-nos a Cristo pela intensificação da oração pessoal, onde possamos juntamente ao louvor e à escuta, fazer um momento de profunda revisão de vida.
Reflexão:
1º passo – A partir da Quaresma do ano passado, analise os pontos em que você percebeu que houve crescimento na fé e conversão e, principalmente, agradeça e louve ao Senhor por esse crescimento.
2º passo – Durante a Quaresma deste ano, peça ao Senhor que te revele, pela ação do Espírito Santo, quais são as áreas de sua vida que precisam de maior conversão: afetividade, sexualidade, dificuldades de relacionamento: falta de perdão familiar, no trabalho, com pessoas do grupo de oração e da paróquia, etc.
“Quaresma é tempo de conversão e penitência (em cada sexta-feira, nesse período, a Igreja nos propõe um sacrifício em memória da morte do Senhor). É o tempo apropriado aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais (via sacra, por exemplo), às peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e a esmola e à partilha fraterna (obras de caridade e missionária).” (CIC 1438)
Intercessores, que nesta quaresma a busca da santidade seja a nossa meta para nos aproximarmos cada vez mais do Senhor, e assim não só cumprir o seu mandamento: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48), como também termos a condição de permanecermos na brecha, intercedendo pelos irmãos que ele nos confia.
“Que a Quaresma seja um período propício para propagar e testemunhar o Evangelho da caridade em todo o lugar, pois a vocação à caridade constitui o âmago de toda a autêntica evangelização”. (mensagem do Santo Padre, o Papa João Paulo II para a Quaresma de 2003, nº 5)
Este ano, como guia de reflexão quaresmal, o Papa nos propõe a frase dos Atos dos Apóstolos: “A felicidade está mais em dar do que em receber (At 20,35)”, com o objetivo de promovermos uma cultura de solidariedade.
Orientações Práticas
· Após a reflexão sugerida acima, busque fazer uma boa confissão.
· Atender ao apelo de Sua Santidade na mensagem para a Quaresma de 2003, na qual ele nos convoca a um auxílio maior aos que passam necessidades. Como atitude concreta, diante desse apelo, busquemos contribuir com as obras assistenciais da paróquia, diocese ou cidade (como, por exemplo, o programa fome zero, visita a asilos, etc).
· De outubro/2002 a outubro/2003, o Santo Padre instituiu o Ano do Rosário. Portanto, busquemos rezá-lo diariamente ou pelo menos os mistérios sugeridos para cada dia da semana (gozosos, luminosos, dolorosos, gloriosos).
Intenções do Mês
· Pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, sua saúde e seus apelos pela Paz Mundial.
· Pelo Ano Vocacional de 2003, no Brasil, para que Deus suscite verdadeiras vocações matrimoniais, sacerdotais, religiosas e leigas.
· Pelo Conselho Nacional da R.C.C., seu presidente Reinaldo e todas as Comissões.
· Pelo Retiro Nacional sobre Cura e Libertação com Pe. Darío Betancourt promovido pelas Secretarias Moisés e Rafael em Aparecida.
· Pelo Retiro promovido pela Secretaria Cristo Sacerdote destinado à formação dos leigos para o trabalho nessa secretaria.
Secretaria Moisés
Rede Nacional de Intercessão
Vicente Souza Neto
Tel (0xx21) 2254-8450
Pedidos ao Escritório Nacional
Cadastre-se, enviando seu nome e endereço para:
Tel (0xx15) 211-3339