Em 13 de maio de 1917, nos tempos da Primeira Guerra Mundial a Virgem apareceu a pastorinha Lúcia e aos primos Jacinta e Francisco e disse, entre outras coisas, que regressaria durante os próximos seis meses todos os dias 13 na mesma hora. A aparição de Nossa Senhora de Fátima , aprovada pela Santa Sé  é a mais conhecida do século XX, particularmente pelo terceiro segredo que Maria revelou aos três pastorinhos na Cova da Iria (Portugal) e transcrito pela Irmã Lúcia em 3 de janeiro de 1944, diante desses fatos a devoção ao Imaculado Coração de Maria foi se espalhando pelo Mundo.

Durante todos esses anos, a devoção ao Imaculado Coração de Maria só tem crescido, as pessoas, buscam, pela fé conhecer o verdadeiro significado desta devoção que, evidentemente, só Deus sabe o real motivo dessas aparições, mas se Ele permitiu, cremos que é para nosso crescimento e reavivamento espiritual.

Nas aparições, Nossa Senhora concentra seus pedidos nas palavras: oração, arrependimento, penitência e conversão. Irmã Lúcia disse que o objetivo de todas as aparições era fazer crescer cada vez mais a fé, a esperança e a caridade.

E quando Maria disse: Por fim, “o meu Imaculado Coração triunfará”, significa que um coração voltado inteiramente para Deus, é mais forte do que qualquer tribulação, qualquer arma de fogo.  O Imaculado Coração de Maria triunfa, quando deixamos que Ela gere Cristo em nós, para que, através do nosso sim a Deus, também possamos nos associar a sua missão de fazer Cristo conhecido e amado até a Sua segunda vinda. Contudo, para que este triunfo aconteça nos nossos corações, é preciso que cumpramos os seus pedidos, especialmente aqueles nos quais ela mais insistiu: a oração diária do Terço, a Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, a oração e a prática de sacrifícios como via de conversão, e a Consagração ao Seu Coração Imaculado! Um coração que confia na intercessão de Nossa Senhora obedece aos seus pedidos e aos mandamentos do Seu Filho Jesus. Somos convidados a espalhar esta devoção.

Entretanto, a nossa reparação ao Imaculado Coração de Maria não deve ser feita somente nos primeiros sábados de cada mês, mas todos os dias da nossa vida, principalmente por meio da prática desses atos reparadores, ou seja, por meio da nossa assiduidade na vivência dos sacramentos, da vida de oração, na prática da caridade, na oração por todos os pecadores e da nossa coerência de vida.

À medida que adentrarmos nessa espiritualidade reparadora, o pecado vai perdendo espaço em nosso coração. A partir dessa realidade, constatamos: “Quando os pecados são maiores que a reparação feita, temos como consequência guerra, fome, perseguição à Igreja, mártires, divórcios e crimes. Quando os pecados são equivalentes à reparação feita, temos paz, harmonia nas famílias. Então, para melhorar ou mesmo equilibrar toda tendência que temos inclinada para o lado do mal, a oração reparadora é a solução, tão misteriosa quanto eficiente”  Portanto, quando a reparação for superior aos pecados, então acontecerá o grande anúncio de Fátima, o Triunfo do Coração Imaculado de Maria: “Por fim, meu Imaculado Coração Triunfará”.

Assim verificamos que o triunfo do Coração Imaculado de Maria é a vitória de Jesus por meio da Sua Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição,na qual o Coração Imaculado de Maria tem uma participação importante. Nossa Senhora é a medianeira de todas as graças e quem nela busca refúgio alcançará dos Céus as bênçãos e graças que necessitam, pois os grandes santos doutores da igreja já diziam que nenhuma graça chega à terra se não for pelas mãos de Maria.

Confiemos a Mãe de Jesus e ao Seu Imaculado Coração nosso sim a Deus, nossas famílias, nossos trabalhos e nossos desejos de viver com mais fé a nossa devoção! Que Ela, que é também nossa Mãe, nos conduza aos caminhos mais seguros e nos guarde debaixo do seu manto sagrado!

*Referências: Cléofas (cleofas.com.br) e Canção Nova (www.cancaonova.com)

Isabel Borges

Presidente Estadual do Maranhão

Grupo de Oração Água Viva – Buriti Bravo (Ma)