SECRETARIA MOISÉS
Rede Nacional de Intercessão

“Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque recebestes a palavra de Deus, que de nós ouvistes, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como palavra de Deus, que age eficazmente em vós, os fiéis.” (1 Tess 2,13)

Espiritualidade: Para que continuemos na busca da santidade e para o exercício do dom da intercessão, precisamos alimentarmo-nos diariamente da Palavra de Deus. Como nos fala o Papa João Paulo II na carta apostólica Novo Millenio Ineunte: “Não há dúvida que este primado da santidade e da oração só é concebível a partir duma renovada escuta da palavra de Deus… A leitura orante da Palavra de Deus permite lê-la como palavra viva, interpela, orienta, plasma a existência.” (nº 39)
A oração pessoal é esse momento para a leitura orante das Sagradas Escrituras, onde ao lermos um texto inspirado pelo Senhor, procuramos “mergulhar” nela, e assim estabelecermos um diálogo entre Deus e nós, pois como diz Santo Ambrósio: “a Deus falamos quando rezamos, a ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos…” (Catecismo, 2653). Os Padres da Igreja parafraseando Mt 7,7, falam assim quando utilizamos a Palavra de Deus na oração pessoal: “Procurai pela leitura, e encontrareis meditando; batei orando, e vos será aberto pela contemplação”. (Catecismo 2654)
Devemos ao ler a Bíblia e “ruminar” os textos na oração pessoal, deixar que a Palavra de Deus entranhe em nós para que cada vez mais Deus seja tudo em nós.
No momento da intercessão utilizamos a Palavra de Deus primeiro para “manter desperta a memória do Senhor” (cf. Is 62,6), ou seja, quando estamos intercedendo pelas necessidades das pessoas, recorremos às promessas de Deus (contidas nas Sagradas Escrituras) para a cura, libertação e salvação delas. No segundo momento, por vezes o Senhor poderá dar informações e instruções pela Palavra de que o que estamos intercedendo está conforme a moção do Espírito, pois é ele quem ora por nós e em nós e nos dá condições de compreendermos os desígnios de Deus.

Intercessores, busquem ler, amar e viver a Palavra de Deus, “Porquanto ignorar as Escrituras é ignorar Cristo” (S.Jerônimo).

Reflexão Pessoal:

· Como está minha intimidade com a Palavra de Deus? Tenho vivido o que ela me fala?
· Na intercessão, conforme a moção do Espírito tenho utilizado a Bíblia?
· Rezar o Santo Rosário (diário) ou pelo menos os mistérios sugeridos para cada dia da semana, com enfoque principal nas famílias e pela Paz no Mundo como pede o Santo Padre.

Orientações Práticas para todas as Reuniões da Intercessão

Na reunião da intercessão, o Espírito Santo poderá fazer o intercessor recordar as promessas de Deus contidas na Sagrada Escritura quando se estiver orando por alguma situação específica. O Senhor poderá também inspirar alguns intercessores a abrir a Bíblia dando orientação ou confirmação por situações que se estiver intercedendo. Contudo deve-se tomar cuidado em não banalizar a utilização das Sagradas Escrituras na reunião da intercessão. Não são todos que na reunião de intercessão terão a inspiração ou confirmação por intermédio da Bíblia. Vários carismas podem e devem ser usados para confirmação.

Intenções do Mês

· Pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, sua saúde e seus apelos pela Paz Mundial, principalmente na Terra Santa e no Oriente Médio.
· Pelos Bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos (as), para que vivam intensamente o chamado de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo.
· Pela nossa Pátria o Brasil, para que nossos governantes (Presidente, Governadores e Prefeitos) e os poderes legislativo e judiciário tenham a sabedoria e o discernimento na condução de nosso país e diminua a desigualdade social.
· Pelo Conselho Nacional da R.C.C. e seu presidente Reinaldo B. dos Reis e que os frutos do XXII Congresso Nacional da RCC apareçam em cada diocese do Brasil num verdadeiro fogo sobre os grupos de oração.
· Pelo Encontro Nacional Carismático para Sacerdotes de 08 a 11 de setembro em São José dos Campos/S.P.
· Pelo Encontro Nacional da Secretaria Ágape no Projeto Samuel (crianças) de 11 a 14 de setembro em Divinópolis/M.G.
· Pelo Encontro Mundial da RCC em Castelgandolfo/Itália de 18 a 30 de setembro.