Nesta quarta-feira, na Praça São Pedro, em Roma, o Papa deu continuidade à sua Catequese sobre a Ressurreição da Carne. Segundo Francisco, este tema é uma verdade que traz certa dificuldade para ser entendida, no entanto, com base no Evangelho que “ilumina”, explica: “a nossa ressurreição está estreitamente ligada à ressurreição de Jesus; o fato de que Ele ressuscitou é a prova de que existe a ressurreição dos mortos”.

O Pontífice também lembrou que o profeta Ezequiel relata uma visão sobre ossos secos que voltam à vida, por meio da infusão de um “espírito vivificante”. “Esta visão exprime a esperança na futura ‘ressurreição de Israel’, isso é, no renascimento do povo dizimado e humilhado. Jesus, no Novo Testamento, cumpre esta revelação e liga a fé na ressurreição à sua própria pessoa e diz: “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11, 25)”, afirma o Papa.

Sabendo que Jesus é a ressurreição e que somos seus discípulos, o Santo Padre pede para sempre recordarmos que Jesus é aquele que “veio, vem todos os dias e virá no final”. E acrescenta: “Se conseguirmos ter mais presente essa realidade, estaremos menos cansados do cotidiano, menos prisioneiros do efêmero e mais dispostos a caminhar com coração misericordioso na via da salvação”.

Outro aspecto abordado na Catequese foi o significado de ressuscitar. Segundo Francisco, a explicação fundamental é “nós temos a esperança na ressurreição porque Ele (Jesus) nos abriu a porta para esta ressurreição. E esta transformação, esta transfiguração do nosso corpo é preparada nesta vida de relacionamento com Jesus, nos Sacramentos, especialmente na Eucaristia”.

Sobre a ressurreição da carne, o Papa ainda explica: “Como Jesus ressuscitou com o seu próprio corpo, mas não retornou a uma vida terrena, assim nós ressurgiremos com os nossos corpos que serão transfigurados em corpos gloriosos”.

No entanto, o Pontífice recorda que a participação dos cristãos na Ressurreição de Cristo começa ainda nesta vida terrena: “se é verdade que Jesus nos ressuscitará no fim dos tempos, é também verdade que, por certo aspecto, com Ele já ressuscitamos. A vida eterna começa já neste momento, começa durante toda a vida, que é orientada para aquele momento da ressurreição final”.

Já que a participação neste mistério já começa nesta vida, o Santo Padre chamou atenção: “o corpo de cada um de nós é ressonância de eternidade, então deve ser sempre respeitado; e, sobretudo; deve ser respeitada e amada a vida de quantos sofrem, para que sintam a proximidade do Reino de Deus”.

“Este pensamento nos dá esperança”, encerra o Papa Francisco, “estamos num caminho rumo à ressurreição. Ver Jesus, encontrar Jesus: esta é a nossa alegria! Estaremos todos juntos, não aqui na praça, mas em outro lugar, alegres com Jesus. Este é o nosso destino!”.

Fonte: Boletim Santa Sé