A Renovação Carismática Católica do Brasil iniciou sua primeira live da “Semana Vai a Nínive” com o tema “O que significa Ir a Nínive?” A transmissão foi conduzida por Daniele Almeida, coordenadora da comissão de comunicação da RCCBRASIL, e teve como palestrante Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL.
A reflexão teve como base o livro bíblico de Jonas, que fala diretamente ao coração, segundo Vinícius Simões. O palestrante destacou três verbos presentes na ordem de Deus a Jonas: levantar-se, ir e anunciar. Esses verbos também inspiram a RCCBRASIL no triênio de 2023 a 2025. “Não é a nossa eloquência humana, não é a nossa opulência, o nosso tamanho, enfim, os nossos métodos e técnicas simplesmente que vão tocar e persuadir as pessoas. Mas o poder da palavra de Deus”, explicou Vinícius.
No ano de 2023, a RCCBRASIL refletiu sobre o verbo “levantar-se”, que significa sair da inércia espiritual e reativar-se. Em 2024, o foco está no verbo “ir”, que significa colocar-se em movimento e ir ao encontro das pessoas. No próximo ano, a ênfase será no verbo “anunciar”, que significa proclamar a palavra de Deus.
Vinícius Simões ressaltou a importância de não apenas sair, mas sair de acordo com a vontade de Deus. “Pode ser até que eu e você estejamos indo, mas indo de acordo com a nossa vontade, e não de acordo com a vontade de Deus. Não basta simplesmente sair, pôr-se em movimento, sair da inércia. É necessário fazê-lo dentro da vontade de Deus”.
A live também destacou a importância da misericórdia de Deus, conforme ensinada pelo Papa Francisco. A misericórdia é concreta, eterna, atenta, incansável e fiel. Os fiéis são chamados a serem instrumentos de co-santificação, colaborando com Deus na obra de redenção e santificação.
Vinícius também lançou o desafio de consertar as redes dos grupos de oração, fortalecer a identidade carismática e fazer um mapeamento das necessidades diocesanas para abrir novos Grupos de Oração. “Porque você sabe que rede de pesca furada, o peixe que acabou de ser pescado ali no mar, ele consegue fugir. Então é necessário consertar as redes, costurar a rede para que esses buracos sejam fechados. Grupos de Oração fortalecidos na identidade da renovação carismática são luzeiros nas ‘Nínives’ do século XXI, são pontos de luz no território da diocese”, enfatizou.
A live encerrou com a reflexão sobre o Evangelho de São João 20:21, onde Jesus envia seus discípulos para pregar o Evangelho a toda criatura. Os participantes foram encorajados a serem instrumentos de Deus na terra, propagando seu reino e sendo oásis de misericórdia.
A “Semana Vai a Nínive” continua até quinta-feira, dia 14 de março, sempre às 20h, no canal da RCCBRASIL no Youtube. Não perca a oportunidade de acompanhar reflexões e ensinamentos que buscam o fortalecimento da fé e da missão dos fiéis em todo o Brasil.
Confira abaixo a íntegra da primeira live da “Semana Vai a Nínive”