A Renovação Carismática Católica do Brasil, por meio do Serviço dos Profissionais do Reino, vai promover mais uma edição do “Projeto 1º de Maio: De Deus é o nosso trabalho”. Realizado anualmente no Dia do Trabalhador, o objetivo do projeto é reforçar a importância do trabalho sob a ótica cristã, destacando sua dignidade e seu papel na construção da chamada “Civilização do Amor”. Já estão disponíveis para download carta com motivação, documento com material de apoio e sugestões para condução do projeto, além da arte do projeto para este ano. 

Inspirado no versículo bíblico “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito” (Rm 12,2), o projeto propõe um olhar diferenciado sobre o trabalho humano. A coordenadora nacional do Serviço para Profissionais do Reino, Cláudia Cunha, conta que o projeto nasceu em 2009 a partir de um chamado de Deus a avançar para águas mais profundas e lançar as redes na sociedade, daí a ideia de nomear como ‘Projeto 1º de maio: de Deus é o nosso trabalho’.

“De Deus, porque nos foi dado por Ele e a Ele pertence, por isso deve ser justo, honesto e contribuir para o bem comum e a edificação do reino de Deus”

Cláudia Cunha - coordenadora nacional do Serviço para Profissionais do Reino

Nesta edição do Projeto, os Grupos de Profissionais do Reino em parceria com os demais ministérios, serviços e grupos de oração vão desenvolver diversas atividades missionárias, sociais e de espiritualidade. “Este é um dia nacional de evangelização que tem como objetivo levar os trabalhadores e suas famílias a experimentarem o amor de Deus através do Batismo no Espírito Santo, por meio de ações que ajudem a conscientizar cada batizado sobre a sacralidade e a dignidade da atuação humana no trabalho, além de promover momentos de vivência fraterna” completa Claudia.

De acordo com a coordenadora, o projeto é marcado por duas características essenciais, a simplicidade e a reta intenção de manifestar o amor de Deus aos trabalhadores, desempregados, estudantes, aposentados, afastados ou desanimados com suas atividades laborais e que buscam ressignificar suas experiências a um novo chamado.

Para isso, algumas ações são desenvolvidas: entre elas estão pregações e formações com o base no lema ‘O valor do trabalho enquanto graça de Deus para os homens e mulheres’, Santa Missa, Adoração, Bênção da Carteira de Trabalho, oficinas, estandes de orientações e muitas outras. “Cada estado pode discernir sua ação evangelizadora para este dia sempre buscando a interministerialidade. Alguns eventos acontecem a nível de diocese, outros a nível estadual e em algumas realidades até mesmo ações online”, explica Claudia.

Trabalhar no dia 1° de maio (Dia do Trabalhador) a dimensão de renovação espiritual tem por objetivo contribuir com o processo de valorização do trabalhador enquanto pessoa, membro e testemunha do Reino de Deus. Além disso, mostrar ao trabalhador a dádiva e o privilégio que é exercer uma atividade profissional que foi dada por Deus. “Temos testemunhos de irmãos em diversos lugares que através destas ações começaram a enxergar seu trabalho como uma forma de construção do Reino de Deus, outros ainda que tiveram a oportunidade de servir aos irmãos com suas profissões, além de ser um momento de vivenciarmos a unidade do nosso Movimento”, ilustra Cláudia.

Materiais de apoio já podem ser baixados

 

Já estão disponíveis o subsídio com as sugestões de atividades e ações que podem ser realizadas este ano, além da arte modelo para as divulgações e uma sugestão de arte para camisetas. 

Ainda tem dúvida sobre o que é o Projeto 1º de Maio? Assista ao vídeo e compreenda.