Sim, isso mesmo! Quanto custa um amigo?! É com essa pergunta que convido você a refletir sobre a importância da amizade e principalmente a importância de uma amizade santa. A resposta todos nós sabemos: amizade verdadeira e santa não tem preço!

Neste dia 20 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Amizade, e embora todos os dias sejam dias de celebrar esse grandioso dom que vem de Deus, nesta data damos mais ênfase.

Antes de tudo outra pergunta: você sabia que os santos também tiveram amigos santos? Quando lemos a história dos santos geralmente paramos em sua vida pessoal e de missão ou ainda em seu compromisso pessoal com Jesus e nem sempre pesquisamos sobre a amizade dos santos, uma vez que eles tiveram uma vida normal com família, amigos, vizinhos, etc.

Vale destacar amizades como a de São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis, um grande exemplo de amizade, santidade e uma grande dedicação a Jesus Cristo, aos mais necessitados e à Igreja. Outro exemplo que vale destacar é o das Santas Felicidade e Perpétua, duas jovens que foram condenadas à morte por serem cristãs. Por fim, vale citar ainda o exemplo de Santa Tereza D’Ávila e São João da Cruz que cultivaram uma amizade muito forte e juntos fundaram a Ordem dos Carmelitas Descalços, recebendo mais tarde também o título de santos doutores da Igreja.

No meu primeiro retiro de carnaval, em 2003 (não existia WhatsApp), eu acordava 05h da manhã para escrever cartinhas com mensagens de fé e amizade e distribuir para os irmãos do retiro. Foi aí que a pregadora do encontro colocou em mim o apelido de “amigo de todos nós”, com a rima: “Márcio Queiroz, o amigo de todos nós”. Esse apelido que no início era uma brincadeira, passou a representar uma grande responsabilidade no meu dia a dia de amigos. Não somos perfeitos, temos defeitos, pecados e vivemos a busca incansável da santidade, mas surge a necessidade de sermos amigos-irmãos, levando Jesus a todos que encontramos na estrada da vida.

Particularmente eu penso que quando a gente é amigo, é amigo e pronto “cabou-se”. No mundo de hoje existem pessoas que dizem “fulano é meu amigão porque o conheço a 10 anos”. Não! Amizade não é questão de tempo. Claro que com o tempo as raízes da amizade ficam mais profundas, mas não podemos esperar anos para fortalecer uma amizade, basta que ela comece em Deus, fazendo a vontade do Senhor, amando como Nossa Senhora amou e tudo será perfeito.

Amizade verdadeira sorri, chora, exorta, reza, quer o bem e nunca leva para caminhos tortos. Amizade verdadeira existe sim, basta rezar, discernir e procurar no lugar certo. E o lugar certo é apenas a Igreja? Não! O lugar certo é a família, os amigos, a faculdade, o trabalho, o Grupo de Oração, todos os lugares onde somos chamados a encontrar o tesouro da amizade e a ser esse tesouro como nos diz Eclesiástico 6,14.

E cá pra nós irmãos… tem algo maior, melhor e mais “de Deus” do que um abraço apertado e sincero vindo de um amigo? Aquele abraço onde a gente sente o amparo, sente a acolhida de um instrumento de Deus em nossa vida e sente também a batida do coração do amigo.

Amigo de verdade abraça bem apertado, beija, faz “cosquinha”, diz eu te amo, confia segredos, apronta todas na pizzaria ou na confraternização do Grupo de Oração. Amigo de verdade lembra as vergonhas que você passou no início da caminhada sendo desastrado nos encontros. Amigo de verdade junta as moedinhas e compra lanche pra partilhar, se tiver muito dinheiro é pizza, se não tiver serve um pacote de biscoito, o importante é partilhar e viver o amor fraterno.

Amigo de verdade não julga, não condena e muito menos faz fofoca ou conta mentiras. Apenas ama, abraça, acolhe, ajuda e exorta.

É preciso sonhar e lutar para vivermos dentro e fora de nossos Grupos de Oração a amizade plena, fraterna e que reflete exclusivamente os ensinamentos de Jesus.

Se você tem um grande amigo, cuide bem dele e leve-o a Deus. Se você ainda não tem, dá tempo. Aproveite esse dia 20 de julho, Dia Internacional da Amizade para cultivar amizades e fazer novas amizades.

Abrace, telefone, mande mensagem, plante a semente da amizade! Vale a pena!

E para terminar uma historinha vivida por mim a mais de dez anos: um grande amigo ia embora de nossa cidade e eu estava profundamente triste com isso. Na hora da despedida ele olhou nos meus olhos e falou: “nunca estamos distantes quando estamos dentro do coração!”. Daquele dia em diante nossa amizade cresceu na distância e aquele que foi o meu primeiro “filho-amigo espiritual” permanece meu amigo até hoje.

Lembrem-se que as redes sociais são um grande instrumento evangelizador e cultivador de amizades e ajudam a diminuir a distância e matar a saudade.

E para nós da Renovação Carismática Católica do Brasil, um dos melhores lugares para celebrar a amizade chama-se ENF (Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios). É lá onde temos amigos que nos abraçam apenas uma vez ao ano por causa da distância física, mas que durante todos os outros onze meses cultivam e fazem crescer uma amizade que cuida de nós e nos leva a Deus.

Um conselho sobretudo aos jovens, saiam das redes sociais que aprisionam e corram para as redes de abraços e orações que acolhem e fazem com que o amor verdadeiro possa fluir nos corações.

 

Senhor Jesus, por intercessão de Nossa Senhora de Pentecostes, permita que cada um de nós possa ser teu instrumento semeando e cultivando amizades através do anúncio do evangelho e da cultura de Pentecostes. Amém!

Feliz Dia Internacional da Amizade!

Abraço grande e apertado,

 

Márcio Queiroz
Grupo de Oração Nova Unção – Palmeira dos Índios (AL)
Núcleo Nacional do Ministério de Comunicação Social – RCCBRASIL
Coordenador Estadual do Ministério de Comunicação Social – RCC Alagoas