“Procuremos aprender na terra aquelas verdades cuja consistência persistirá também no céu”.

Um homem de temperamento colérico, que colocou a Bíblia no centro de sua vida, traduzindo-a para língua latina, comentando-a em suas obras e com todas as forças lutando para vivê-la concretamente. Dotado de extrema inteligência, tinha amplo conhecimento da língua grega, hebraica e latina.

Papa Dâmaso, por volta do ano 382, conhecendo a fama de asceta e estudioso de Jerônimo, nomeou-o como seu secretário e conselheiro. Naquela época havia um número grande de traduções latinas das Sagradas Escrituras e os leitores ficavam muito confusos a respeito. Por conta dessas questões pastorais e culturais, o Papa então pede a Jerônimo que faça uma revisão de todas essas traduções. O Santo Padre queria uma tradução segura da Bíblia.

A preparação literária e a ampla erudição de Jerônimo o levaram a oferecer uma excelente tradução, que recebeu o nome de “Vulgata” e após uma recente revisão continua sendo o texto oficial da Igreja de língua latina.

São Jerônimo está entre os oito grandes Doutores da Igreja: foi um excepcional filósofo, teólogo, exegeta, historiador e doutor como poucos, nas Sagradas Escrituras. Também foi o maior editor de textos de seu tempo. Escreveu nada menos que 154 cartas, deixou registradas 64 homilias, muitíssimas crônicas e um vasto material de comentários à Palavra de Deus.

Depois de concluída sua missão de traduzir a Bíblia, Jerônimo muda-se para Belém e lá vive como monge até o final de sua vida, acolhendo com muita dedicação os peregrinos que chegavam à Terra Santa.

Mas, ele fez muito mais: com sabedoria e energia combateu heresias, defendeu a fé, foi mestre espiritual de muitos homens e mulheres desejosos de percorrer o caminho da perfeição cristã, foi também pedagogo, orientando pais quanto a importância dos estudos sadios para seus filhos e além disso promovia as mulheres, reconhecendo o seu direito de receber uma formação completa:  humana, escolar, religiosa, profissional.

O que podemos então aprender do grande São Jerônimo?

Quem bem responde essa pergunta é o Papa emérito Bento XVI: “Sobretudo, penso o seguinte: amar a Palavra de Deus na Sagrada Escritura. Diz São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”. Por isso é importante que cada cristão viva em contato e em diálogo pessoal com a palavra de Deus, que nos é dada na Sagrada Escritura (…). Devemos ler a Sagrada Escritura não como palavra do passado, mas como Palavra de Deus que se dirige também a nós e procurar compreender o que o Senhor nos quer dizer. Por isso, devemos lê-la em comunhão com a Igreja viva”.

———
Carla Alves
Ministério de Formação – RCC SP