Não sabia exatamente o que aconteceria, mas eu fui. No final do encontrão de oração promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) na minha cidade natal, São Miguel do Tapuio (PI), no dia 09 de novembro de 2003, “eu vi o Senhor” (Jo 20,18b). Ao final do encontro, aquelas pessoas que conduziram se prepararam para agradecer ao Senhor pela multidão naquele evento de evangelização. Assim, eu fui convidado para participar dessa oração de louvor à Deus, e lá impuseram as mãos sobre mim e mais 4 amigos. Era meu encontro pessoal com Jesus através do Batismo no Espírito Santo. As palavras “vi o Senhor” eram reais. Daí passaram 15 anos que Jesus se tornou meu amigo, a Igreja minha casa e a RCC o andar de cima.

Quando lemos Marcos 14,15 temos as palavras: “no andar superior”. Novamente em João 20,19: “estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos”, e ainda, em Atos dos Apóstolos 2,1: “estavam todos reunidos no mesmo lugar”. Essas duas últimas, a tradição da Igreja sempre identificou como o mesmo andar superior de Marcos (14,15), como sendo o lugar da ceia antes da paixão do Senhor que se tornou o lugar de esconderijo para os seguidores de Jesus, e sendo aí o local de Pentecostes.

Nesses últimos dias, participando da missão Jesus no Litoral, na sua 6° edição aqui no Piauí, o Espírito me fez recordar uma passagem de Atos 9,36-44: a ressurreição de Tabita em Jope pela oração de Pedro. Nessa passagem aparece por duas vezes a expressão a sala de cima: At 9,37b e 9,39b. No primeiro versículo diz se que o corpo está na sala de cima. No segundo, Pedro sobe até a sala de cima e ressuscita a mulher.

Amigos, isso é muito intrigante. Talvez o autor bíblico, queria nos levar a entender que “o milagre acontece na sala de cima”, já que é este mesmo autor que nos narra o evento Pentecostes. Para mim, além de intrigante é verdadeiro, é na sala de cima que os mortos são ressuscitados. Ao longo de 15 anos de caminhada na RCC, essa foi a melhor definição que pude encontrar para a corrente de graça que mudou minha vida.

Não que a sala de cima (RCC) seja o melhor lugar da casa (Igreja), até porque é no terreno que se encontram os cômodos essenciais como sala, cozinha e dispensa. Mas na minha vida foi a sala de cima, o quarto, que Cristo se tornou real para mim. Na sala de cima, Pentecostes é atualizado, no andar superior eu vi Cristo e ele me tocou com sua graça e misericórdia. Interessante que em Marcos 14,15b lê-se que havia almofadas no andar superior. Eis que o Grupo de Oração é lugar das almofadas: lugar do descanso em Deus e do refrigério do Espírito Santo.

Ao longo desses 15 anos, a RCC e o meu Grupo de Oração é a sala de cima onde Deus me refaz.

Padre Alcindo Saraiva Martins

Assessor Eclesiástico RCC Piauí