Entre os dias 20 e 22 de outubro, o Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica do Paraná (RCC PARANÁ) realizou a Assembleia eletiva para o biênio 2024-2025. A Assembleia foi realizada no Centro Bíblico Regnum Dei, na cidade de Ponta Grossa/PR.

Os trabalhos iniciaram na sexta-feira (20), às 19h, com a Santa Missa presidida pelo Pe. Humberto Lisboa, coordenador estadual do Ministério Cristo Sacerdote. Ele motivou os membros do conselho a refletirem a leitura da carta de São Paulo aos Romanos, em fazer tudo sob ação do Espírito e não conforme a carne: “Que nessa Santa missa de abertura, deixamos que o Espírito Santo nos conduza para escolher o novo coordenador do estado do Paraná. E ao escolher, ao votar, não deixe se guiar pela carne para não fazer a vontade humana”. Após o jantar, deu-se início a Assembleia Ordinária com a leitura e aprovação das atas das assembleias ordinária e extraordinária, realizada no mês de fevereiro, na cidade de Toledo.

A manhã do sábado iniciou com a oração do terço, seguida da Santa Missa e de profundo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Na sequência, Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo da diocese de Ponta Grossa, acolheu os conselheiros da RCC PARANÁ reunidos em sua diocese. Dando prosseguimento a Assembleia Ordinária, Thyago Cesário Lopes, tesoureiro da RCC Paraná, fez a prestação de contas do ano de 2022, parcial de 2023 (jan-ago) e do Congresso Estadual de 2023.

No decorrer da tarde de sábado, Patrick Rodrigues, coordenador de eventos da RCC PARANÁ, apresentou a avaliação do Congresso Estadual que aconteceu em Londrina, de 08 a 10 de setembro. Gustavo Escobozo, coordenador estadual do Ministério Jovem, apresentou como será a 20ª edição da Missão Jesus no Litoral (JNL). Miguel Machinski Júnior, presidente do conselho estadual, apresentou, na sequência, o calendário para o ano de 2024, com as datas da RCCBRASIL, RCC Paraná e demais atividades dos ministérios e comissões. Também foram homologadas as Assembleias Ordinária e Extraordinária para acontecer nas Dioceses de Guarapuava e Palmas-Francisco Beltrão, em 2024. Alexandre Costa, coordenador estadual do Ministério de Formação, apresentou o novo processo formativo da RCC, explicando e orientando como está sendo a implantação e organização desse processo em todas as arqui/dioceses do estado do Paraná. Também, foi apresentado pelo presidente do conselho estadual, o tema do ano da RCC para o ano de 2024, cf Jo 20, 21: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós” e os passos para vivermos em 2024 o “verbo IR”.

Na noite de sábado, aconteceu a convivência fraterna com uma NOITE CARISMÁTICA, onde foram relembradas as moções dadas a RCC BRASIL para os últimos quatro anos, 2020-2023. Logo após aconteceu a vigília de oração e adoração, com escala dos conselheiros até as 07h do domingo, seguindo da oração do santo terço e da Santa Missa.

Na manhã de domingo, Miguel Machinski Júnior, agradeceu a todos os coordenadores estaduais de ministérios e comissões pelo tempo de coordenação e dedicação. Após, iniciou a Assembleia Eletiva que foi conduzida pelo Presidente do Conselho Estadual da RCC Distrito Federal, Antônio Manuel de Souza Filho, membro do Conselho Nacional da RCCBRASIL. Após a partilha e reflexão, Antônio Manuel fez a leitura do Estatuto da RCC Paraná e as devidas orientações para o momento eletivo. Para o biênio 2024-2025 foi eleita Nilza de Souza, serva do Grupo de Oração Monte Sinai da cidade de Londrina, atual presidente da RCC Arquidiocese de Londrina.

Louvamos a Deus pela vida e pelo sim da Nilza, eleita para o próximo biênio. Também bendizemos ao Senhor pela vida e pelo sim do Miguel Machinski Júnior que esteve à frente do Conselho Estadual nos biênios de 2020-2021 e 2022-2023 e por todos os demais membros da presidência, coordenadores arqui/diocesanos, conselheiros fiscais e coordenadores de ministérios e comissões que fizeram parte do Conselho Estadual durante o período 2020-2023.

 

Ministério de Comunicação Social – RCC Paraná