No início do mês de março aconteceu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília, a quinta reunião do Grupo de Trabalho das Expressões Carismáticas Católicas. O grupo, formado no ano de 2021, tem como objetivo aprofundar no conhecimento das diversas expressões carismáticas existentes na Igreja do Brasil em sintonia com o Charis, que é o serviço criado pelo Papa para as mais diversas expressões carismáticas. A RCCBRASIL faz parte do grupo na figura do Presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões.

Na oportunidade foram discutidos o passado e o presente da corrente de graça da Renovação Carismática Católica no Brasil. Vinícius Simões, esteve na reunião e conta que neste primeiro encontro presencial foi feita uma espécie de balanço da atuação das expressões carismáticas católicas no Brasil. “Fizemos uma análise daquilo que foi benéfico no passado e também os conflitos existentes no passado e que, sem dúvida nenhuma, alguns deles ainda refletem no presente”.

Diante destas constatações e análises, a expectativa do grupo é fazer projeções para o futuro. “Como podemos fazer para estreitar a comunhão entre as diversas expressões da corrente de graça, como podemos fazer para fortalecer cada uma dessas expressões em sua identidade própria. Ou seja, como é possível fazer para que a inspiração do Charis seja uma realidade cada vez mais forte, cada vez mais pujante na Igreja do Brasil”, explica Vinícius.

A atuação do Grupo de Trabalho das Expressões Carismáticas Católicas pode ser uma oportunidade para a Renovação Carismática ganhar cada vez mais espaço e reconhecimento no Brasil, como explica o Presidente da RCCBRASIL. “Sendo um grupo de trabalho dirigido por bispos designados pela CNBB, quanto melhor eles conhecem as expressões carismáticas, mais eles poderão considerá-las, respeitá-las e até defendê-las perante o colégio episcopal brasileiro”.

Criado pela comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o grupo conta com a participação de fiéis leigos e leigas representantes do movimento carismático e suas expressões na Igreja no Brasil (Renovação Carismática Católica, Novas Comunidades e o Serviço de Comunhão Charis), leigos e leigas da Comissão para o Laicato, bispos referenciais e peritos em Direito Canônico e Vida Consagrada.