











No sábado, dia 22 de fevereiro, a Renovação Carismática Católica do Brasil, representada por Josemar Nascimento e Noélia Nascimento, coordenadores do Ministério para as Famílias, participou da 6ª edição do Encontro Nacional com os Movimentos e Serviços Eclesiais, realizado em Brasília (DF). O evento é promovido pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como objetivo fortalecer o diálogo e a comunhão entre as iniciativas voltadas à evangelização das famílias no país.
A programação do encontro teve início com a celebração da Santa Missa, presidida por dom Moacir Silva Arantes, bispo de Barreiras (BA) e membro da Comissão Vida e Família. Em seguida, os diversos movimentos e serviços eclesiais presentes tiveram a oportunidade de se apresentar, compartilhando suas experiências e os materiais utilizados na evangelização das famílias brasileiras.
A participação da RCCBRASIL foi destacada pela apresentação dos materiais desenvolvidos pelo Ministério para as Famílias, incluindo apostilas e manuais de consagração, que chamaram a atenção dos participantes. Josemar Nascimento enfatizou a importância do evento como um momento de aprendizado e troca de experiências entre os diferentes segmentos da Igreja. “Foi uma oportunidade também de apresentarmos a Renovação como um todo, em termos de atuação do Ministério. Todos ficaram encantados com o material que utilizamos na evangelização das famílias”, destacou o coordenador.
Outro ponto ressaltado por Josemar foi a relevância da aproximação entre a RCCBRASIL e a CNBB. “Vemos esse evento como um momento muito positivo para fortalecer os laços da Renovação Carismática Católica com a CNBB e com a Igreja como um todo. Foi um encontro muito proveitoso, repleto de sabedoria e enriquecimento para todos”, afirmou.
Além das atividades programadas, os participantes também visitaram a sede da CNBB em Brasília, reforçando os laços institucionais e a comunhão entre os diversos movimentos e serviços eclesiais.
Como gesto concreto para simbolizar o Ano Jubilar, os participantes plantaram uma árvore na sede da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar (Secren), representando o desejo de que o encontro e os trabalhos de evangelização das famílias cresçam e deem frutos nos próximos anos. Para encerrar o evento, um terço foi rezado com intenção especial pela evangelização das famílias e pelo jubileu celebrado neste ano.