A Renovação Carismática Católica do Brasil promoveu ao longo da última semana uma série de lives intitulada “Semana Vai a Nínive”, que teve como objetivo refletir sobre o verbo “Ir” e sua importância na missão cristã, baseado no livro “Levanta-te, vai a Nínive e anuncia-lhes o que te ordeno”, de autoria de Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL. As transmissões, realizadas no canal da RCCBRASIL no Youtube, contaram com a participação de líderes e coordenadores nacionais da RCCBRASIL, trazendo reflexões profundas e inspiradoras.

A primeira live foi conduzida por Vinícius Simões que abordou o tema “O que significa Ir a Nínive?”. A partir do livro bíblico de Jonas, a reflexão destacou os verbos presentes na ordem de Deus a Jonas: levantar-se, ir e anunciar. Vinícius ressaltou a importância de sair de acordo com a vontade de Deus e não apenas sair por sair, destacando a misericórdia de Deus como elemento central.

“Não é a nossa eloquência humana, não é a nossa opulência, o nosso tamanho, enfim, os nossos métodos e técnicas simplesmente que vão tocar e persuadir as pessoas. Mas o poder da palavra de Deus”

Vinícius Simões

Já a segunda live, conduzida por Leandro Rabello, coordenador nacional do Ministério de Pregação, trouxe uma reflexão abrangente sobre o significado do verbo “ir” na Sagrada Escritura. Leandro destacou a riqueza e complexidade desse verbo nas passagens bíblicas, enfatizando a importância de obedecer ao envio de Deus para avançar na jornada espiritual. 

"Quando penso o desejo de Deus para a nossa vida, percebo que é muito parecido ao que Ele desejou para a vida de muitos homens e mulheres na Sagrada Escritura, onde Deus quer sempre nos tirar do lugar onde estamos e nos enviar para algum lugar para cumprir seu mandato, sua tarefa”

Leandro Rabello

A terceira transmissão, com Luciana Neves, secretária-geral da Renovação Carismática Católica do Brasil, e Daiana Rehbein, coordenadora da Comissão de Formação, abordou a importância de estar cheio do Espírito Santo para realizar a missão de evangelização. Elas ressaltaram que o batismo no Espírito Santo é o ponto de partida para a missão, enfatizando a provisão da obediência como um dom de Deus. 

“Olha que lindo! Nós só podemos obedecer se nós fomos batizados no Espírito Santo para a obediência. Nós só podemos obedecer se o Senhor nos provê a obediência. É d’Ele que vem a obediência”

Luciana Neves

A última live da semana, com Sheila Damaceno, coordenadora nacional do Ministério de Promoção Humana, e Vinícius Simões, refletiu sobre a cultura do encontro como experiência humanizadora. Eles destacaram que essa cultura nos impulsiona a sair ao encontro dos outros, compartilhando a alegria do Evangelho e combatendo a indiferença com compaixão.

“Como Renovação carismática católica, com o carisma que nós temos, com a realidade que nós temos o Espírito gera em nós essa compaixão e nós vamos, nós somos enviados e exercemos o nosso ir”

Sheila Damaceo

A “Semana Vai a Nínive” foi um momento de grande reflexão e ensinamento para os fiéis da RCCBRASIL, inspirando-os a viver o verbo “Ir” em sua jornada espiritual e missão cristã. As transmissões estão disponíveis no canal da RCCBRASIL no Youtube para quem desejar assistir e se inspirar com as mensagens compartilhadas.