Teve início nesta sexta-feira (26) os três Encontros Nacionais da Renovação Carismática Católica do Brasil previstos para este mês de julho. Os eventos, Encontro Nacional Universidades Renovadas (ENUR), o Encontro Nacional do Ministério de Intercessão e o Encontro Nacional do Ministério de Promoção Humana,  acontecem simultaneamente no centro de eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

O primeiro dia dos três eventos foi marcado pelo credenciamento dos participantes que chegavam à casa da Mãe Aparecida e por uma celebração eucarística presidida pelo padre Antonio José, presbítero da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

A liturgia da Primeira Leitura, extraída do Livro do Eclesiástico (Eclo 44,1.10-15), enalteceu a memória dos antepassados, destacando a importância dos gestos de bondade que não serão esquecidos. Padre Antônio José relacionou essa passagem à memória dos avós de Jesus, Santos Joaquim e Ana, celebrados no dia de hoje, sublinhando seu papel vital na história da salvação e na formação da família de Jesus.

“Mas o que isso tem a ver com a gente e como servos do Senhor hoje?” questionou Padre Antônio José, convidando todos a refletirem sobre a aplicação contemporânea dessa herança espiritual. Ele destacou que, além do compromisso de expandir o evangelho geograficamente, é crucial garantir que a mensagem de Cristo perdure ao longo do tempo. “O evangelho tem um caráter transgeracional; ele tem que chegar longe também de uma geração para outra”, afirmou.

Durante a homilia, Padre Antônio José enfatizou que a obra de Deus, quando acolhida e bem cuidada, cresce, se enraíza e continua a fazer bem não só nesta geração, mas também nas futuras. “Um evangelho superficial não sobrevive de uma geração a outra”, advertiu, apontando a necessidade de um compromisso profundo e duradouro com a fé.

Por fim, conectando essa mensagem ao evangelho do dia, que proclamava “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem” (Mt 13,16-17), Padre Antônio José exortou os presentes a se alegrarem com as bênçãos recebidas e a não perderem de vista os ensinamentos de Jesus. “Deixe de anunciar o que está ruim e anuncie o evangelho do Senhor”, concluiu.

Os três eventos, que se estenderão ao longo do final de semana, vão contar com diversas atividades incluindo palestras, momentos de oração e adoração, além de celebrações eucarísticas.