No meio das crises políticas e militares em curso, o Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, fez um apelo por um dia de jejum e oração pela paz e reconciliação na Terra Santa, nesta terça-feira, 17 de outubro.

Com uma mensagem comovente que começou com uma referência à Carta de São Paulo (1 Coríntios 14:33) – “Porque Deus não é um Deus de desordem, mas de paz”, o Cardeal Pizzaballa expressou a profunda preocupação e tristeza pela situação do Oriente Médio. Ele destacou a escalada da violência e do ódio que envolveu a região e as suas consequências destrutivas.

Na sua mensagem, o Patriarca encorajou todos a voltarem os seus corações para Deus Pai, mesmo quando as circunstâncias parecem falar de morte e desespero. Ele enfatizou a necessidade de buscar força e serenidade divinas por meio de orações de intercessão, súplicas e clamores pela paz.

O Cardeal fez um apelo sincero em nome de todos os bispos da Terra Santa, convidando as paróquias e as comunidades religiosas a celebrar um dia de jejum, abstinência e oração pela paz e pela reconciliação. Sublinhou que, apesar dos desafios, devem ser organizados momentos de oração, incluindo a adoração eucarística e a recitação do terço.

Concluiu frisando a importância da oração coletiva, apesar das adversidades enfrentadas. “É assim que todos nos reunimos, apesar de tudo, e nos reunimos em oração para oferecer a Deus a nossa sede de paz, justiça e reconciliação”, afirmou o Cardeal Pizzaballa.