A Renovação Carismática Católica do Brasil (RCCBRASIL) acaba de lançar um manual de redação que visa unificar a linguagem e a comunicação em todas as instâncias do Movimento. Desenvolvido ao longo de um período significativo pela Comissão de Comunicação e gerações anteriores de coordenação, o manual tem como objetivo proporcionar uma linguagem coesa desde as instâncias de coordenação até as bases, representadas pelos grupos de oração.

Daniele Almeida, coordenadora da Comissão de Comunicação da RCCBRASIL, enfatiza que a iniciativa não é recente, mas sim um esforço contínuo de várias gerações da Comissão de Comunicação e do Ministério de Comunicação. O propósito é fornecer um recurso que elimine dúvidas e proporcione uniformidade na expressão escrita e verbal em meio aos diversos meios de comunicação utilizados pela RCCBRASIL. “O intuito é unificar a nossa linguagem e a forma como nós nos expressamos, seja de forma escrita ou até mesmo verbal, diante dos vários meios de comunicação”.

O manual foi estruturado a partir da escuta das necessidades dos servos nos Grupos de Oração e Ministérios, buscando normatizar a linguagem e esclarecer dúvidas recorrentes. Entre os pontos destacados, Daniele mencionou a importância de definir nomenclaturas específicas do Movimento, como “batismo no Espírito Santo” e “Grupo de Oração”, para evitar ambiguidades e aprimorar a comunicação interna.

Winara Sales, coordenadora do Ministério de Comunicação da RCCBRASIL, destacou a importância do manual para a atuação do Ministério. Ela ressalta que o sonho de possuir um guia oficial de redação já perdurava há anos, e agora o manual oferece a oportunidade de unificar a linguagem, garantindo que todos falem a mesma língua, tanto nas instâncias de coordenação quanto nos grupos de oração. “É algo que vai gerar unidade, não apenas na atuação do Ministério, mas em toda a Renovação Carismática Católica, em todas as instâncias do Brasil, estado e dioceses”.

Sobre o impacto nas atividades do Ministério de Comunicação, Winara enfatiza que as novas regras serão aplicadas principalmente em materiais de comunicação, como releases, anúncios e textos para rádio. “Além disso, o manual será uma ferramenta valiosa na produção de documentos oficiais, proporcionando clareza e consistência nos termos utilizados, sobretudo em materiais oficiais para o próprio Secretariado do Movimento”, explica Winara.

A RCCBRASIL destaca que o Manual de Redação não busca promover mudanças radicais, mas sim consolidar uma linguagem única em todas as instâncias do Movimento. O manual também visa orientar não apenas a equipe interna, mas também aqueles que estão fora da Renovação Carismática Católica, garantindo uma compreensão consistente por parte do público externo. “É para a gente enquanto Movimento saber como se referir, como se expressar, como escrever diversas nomenclaturas, instâncias, mas também para prestar apoio para aqueles que estão fora do Movimento e que falam de nós”, explica Daniele Almeida.

.: Acesse o portal e faça download do Manual de Redação da RCCBRASIL