“Por causa da tua Palavra, lançaremos as redes” (Lc 5,5)

  O tema para o Encontro Nacional de Formação, que será realizado de 26 a 30 de janeiro em Lorena (SP), vem ao encontro de como tem que ser a vida do intercessor: escuta e obediência à Palavra de Deus, uma vez que esta Palavra encontra sua convergência e plenitude em Jesus Cristo,  o Verbo encarnado.

Antes de Pedro pronunciar esta frase, a situação em que ele se encontrava era esta: havia tentado pescar a noite toda, não pegando nada e ainda por cima tendo suas redes furadas. Quando ele chega às margens do lago encontra Jesus de Nazaré que lhe pede para subir a sua barca para facilitar que todos possam ouví-lo. Pedro fica, neste tempo, consertando suas redes, mas ouvindo também a pregação do Mestre.

Talvez tendo chegado uma hora em que Jesus vê que todos iriam começar a sentir fome, Jesus pede para que Pedro lance de novo as redes ao mar, Pedro primeiro argumenta que já havia feito isto a noite toda e nada havia pescado, mas em obediência a sua palavra ele irá lançar mais uma vez sua rede, e o resultado nós já sabemos…

Esse deve ser o perfil e itinerário espiritual do intercessor: leitura orante da Palavra de Deus (lectio divina), para que, através dela, o servo intercessor descubra que as situações impossíveis aos olhos humanos podem encontrar resolução se ele escutar a vontade do Senhor e para que em cada situação as súplicas, pedidos e/ou clamores se conformem a ela (1 Jo 5,14-15; Tiago 4,3).

A oração pessoal deve ser o primeiro momento de se familiarizar e deixar que a Palavra se “encarne” na vida do servo intercessor. Outro momento será a reunião da intercessão, onde ela pode servir de orientação e confirmação do que for necessário orar.

Detalhes do Projeto Amigos de Deus, baixe pelo site da RCC: www.rccbrasil.org.br – Amigos de Deus para baixar!
Oração e Participação Encontro Nacional de Formação (ENF 2011) que acontecerá de 26 a 30 de Janeiro de Lorena (SP).