Jornada Mundial da Juventude
Intercessão pela Jornada Mundial da Juventude
Neste mês de julho, a Igreja do Brasil receberá peregrinos de todo o mundo para celebrar juntamente com o Papa Francisco, a Jornada Mundial da Juventude. Por isso, queremos convocar todos os intercessores do Brasil a se unirem em oração pelo Papa, pelos participantes, pelas equipes de serviço e pela diocese do Rio de Janeiro que sediará este importante evento.
Vamos orar para que tudo aconteça de acordo com a vontade do Senhor e vamos pedir a Nossa Senhora para que abençoe e proteja a todos.
Durante a semana que acontecerá a Jornada Mundial da Juventude, o Conselho Nacional se reunirá na cidade do Rio de Janeiro para discernir e planejar os próximos passos da RCC no Brasil. Vamos também orar por esta reunião e pedir ao Espírito Santo que ilumine os membros do Conselho Nacional.
Histórico da Jornada Mundial da Juventude
Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II, em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva e transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.
São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
A JMJ, se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.
A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
As Jornadas têm sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II, em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
O ano seguinte, 1985, foi declarado pelas Nações Unidas, o Ano Internacional da Juventude. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires/Argentina (1987) com a participação de 1 milhão de jovens; Santiago de Compostela/Espanha (1989) 600 mil jovens; Czestochowa/Polônia (1991) com 1,5 milhão participantes; Denver/Estados Unidos (1993) com 500 mil jovens; Manila/Filipinas |(1995) com o recorde de públicos em Jornadas, 4 milhões de jovens; Paris/França (1997) com 1 milhão de jovens; Roma/Itália (2000) 2 milhões de jovens, Toronto/Canadá (2002) público de 800 mil jovens; Colônia/Alemanha (2005) com 1 milhão de presentes; Sidney/Austrália (2008) 500 mil pessoas; e Madri/Espanha (2011) com 2 milhões de jovens.
Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem e são movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível.
Fonte: JMJ Rio2013
Núcleo Nacional do Ministério Intercessão
INTENÇÕES PARA ESTE MÊS
1. Pela Reunião do Conselho Nacional que acontecerá neste mês de julho no Rio de Janeiro.
2. Pela Jornada Mundial da Juventude no Brasil, Pelo Santo Padre o Papa Francisco, pelas equipes de serviço da JMJ, pelos participantes e pela diocese do Rio de Janeiro que sediará.
3. Pela Reunião de Oração do seu Grupo de Oração (pelo pregador, dirigente, músicos e demais servos e pelas pessoas que participam da Reunião de Oração).
4. Pelos Grupos de Oração na sua diocese, no seu estado e no Brasil.
5. Pelos ministérios da RCC no seu Grupo de Oração, na sua diocese, no seu estado e no Brasil.
6. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesano, estadual e nacional da RCC.
7. Pelos projetos da RCC na diocese, no estado, no Brasil, na América Latina e no Mundo.
8. Pelos eventos de evangelização da RCC no seu Grupo de Oração, na sua diocese, no seu estado e no Brasil.
9. Pela Reunião dos Conselhos Diocesano, Estadual e Nacional que acontecerão durante este ano.
10. Pelas coordenações do seu Grupo de Oração, da RCC na sua diocese, no seu estado e no Brasil (Coord. Nacional: Katia Roldi Zavaris e sua família).
11. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre o Papa Francisco, pelo nosso Bispo diocesano, pelos sacerdotes, pelos diáconos, pelos religiosos e religiosas e pelos seminaristas.
12. Pelas Casas de Missão da RCCBRASIL.
13. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores.
14. Para que todos os membros da RCC do Brasil se abram à moção da Reconstrução.