A oração de intercessão é um pedido pela salvação dos outros. Nela se manifesta o desejo de salvação que Deus tem pelo homem pecador. Deus não quer a morte do pecador, mas que ele se converta e viva; o Seu desejo é sempre o de perdoar, salvar, transformar o mal em bem. E é exatamente este desejo divino que, na oração, se torna desejo do homem e se manifesta através de palavras de intercessão.

O plano da salvação é a ação de Deus através do Seu povo, para salvar a humanidade, no decorrer da sua história. Por isso, o Senhor procura por intercessores que, através da oração de intercessão, possam colaborar para a salvação de toda a humanidade. E neste processo, uma vez que Deus não fará aquilo que está sob a nossa responsabilidade, cada um de nós tem a obrigação de se apresentar para fazer a sua parte para colaborar com o Senhor no plano da salvação.

Tem a parte que cabe a Deus fazer, e que somente Ele pode fazer, e tem a parte que cabe ao homem, e isso Deus não vai fazer por nós. Ele pode ajudar e capacitar, mas Ele não faz pelo homem aquilo que depende do homem. Mesmo que tenhamos a disposição, a força e a ajuda de Deus, e mesmo que possamos contar com a ajuda de pessoas, somos responsáveis por nós mesmos.

O Senhor chama todos os batizados para que colaborem e, para isso, Deus dispensa Seus dons, nos dá Sua Graça, e nos envia em missão. O Senhor chama cada um conforme lhe apraz, na intercessão, o Senhor chama aqueles que Ele escolheu, a fim de os capacitar, para que, através do poder da oração, colaborem para a salvação dos Seus filhos e filhas. Desta forma, o Ministério de Intercessão é o meio que o Senhor escolheu para que o intercessor exerça a sua missão que consiste em interceder para que todos se salvem.

A intercessão deve ser um modo de vida para cada cristão devoto. No entanto, não se pode ser um intercessor sem que estejamos dispostos a separar um tempo precioso de nossas vidas e negar a nós mesmos certos confortos legítimos e prazeres, fazendo sacrifícios na vida. Poderemos ter que jejuar, carregar o fardo de outras pessoas e, às vezes, até mesmo experimentar a sua dor, quebrantamento e ansiedade, identificando-nos com eles. No entanto, o Senhor está, nesses dias, chamando muitas pessoas para assumir a intercessão como um Ministério, sendo um sinal de esperança para a Igreja e para o mundo de hoje. O Espírito Santo está dando o dom da intercessão profética sobre aqueles aos quais Ele deu uma vocação especial de intercessão.

Como intercessores, precisamos tornar a intercessão o componente central de nossa vida e atividade. A história da Igreja, por cerca de 2000 anos, está repleta de exemplos de homens e mulheres, santos canonizados e outros, que intercederam por seus companheiros, trazendo muitas bênçãos ao nosso mundo. Não apenas as lideranças da Renovação, mas toda a Igreja está, na verdade, despertando para a necessidade de intensificar a intercessão em todas as partes do mundo. Mais e mais paróquias e capelas estão agora se tornando centros de adoração perpétua, para interceder pela Igreja e pelo mundo.

Precisamos desenvolver a oração de intercessão como uma disciplina, como uma prática, e integrá-la em tudo o que fazemos. Esta é a única maneira de sermos bem-sucedidos em nossos empreendimentos apostólicos, pastorais e missionários que buscam estabelecer o Reino de Deus na terra. Oremos também, para que o Espírito Santo derrame o dom da intercessão sobre muitas pessoas. Deus te abençoe!

Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão

 

Intenções para este mês

1.      Para que cesse a violência no Brasil e no mundo.

2.      Pela erradicação dos vírus causadores da Dengue, Zika e Chikungunya .

3.      Pela situação política, econômica e moral em nosso País.

4.      Pelo Encontro Nacional de Formação (ENF) que acontecerá em Aparecida/SP nos dias 25 a 29 de janeiro de 2017.

5.      Pela Reunião de Oração do Grupo de Oração (pelo pregador, dirigente, músicos e demais servos e pelas pessoas que participam da Reunião de oração).

6.      Pelos Grupos de Oração na Diocese, no Estado e no Brasil.

7.      Pelos Ministérios da RCC no Grupo de Oração, na Diocese, no Estado e no Brasil.

8.      Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesano, estadual e nacional da RCC.

9.      Pelos projetos da RCC na Diocese, no Estado, no Brasil na América Latina e no Mundo.

10.  Pelos eventos de evangelização da RCC no Grupo de Oração, na Diocese, no Estado e no Brasil.

11.  Pela Reunião dos Conselhos Diocesano, Estadual e Nacional neste ano.

12.  Pela missão de GilbertoGomes Barbosa a frente da presidência internacional da Fraternidade Católica – FRATER. (A FRATER é o órgão de serviço criado com a missão de atender as Novas Comunidades Carismáticas Católicas de Vida e Aliança. Fundada pelo Pontifício Conselho para os Leigos em 1990, seu objetivo principal é promover a comunhão, partilha e ajuda mútua entre seus membros).

13.  Pelas coordenações do Grupo de Oração, da RCC na Diocese, no Estado e no Brasil (Coordenadora Nacional: Katia Roldi Zavaris e sua família).

14.  Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelo Bispo diocesano, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas e pelos Seminaristas.

15.  Pelas casas de missão da RCCBRASIL e pelos missionários e missionárias.

16.  Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores.

17.  Para que todos os membros da RCC do Brasil busquem a unidade e se abram para a moção da Reconstrução.