Reconstruir as muralhas entre o limiar da concupiscência e do pecado

Na carta de São Tiago 1,14-16, nós lemos:

“Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados”.

Quando se fala em pecado, lembramos logo das nossas atitudes, nossas ações etc. Mas São Tiago afirma que o pecado, antes de se concretizar em ações, nasce na mente. O pecado é gerado quando pensamos em pecar, quando desejamos pecar, e é consumado quando livremente e conscientemente decidimos agir.

É muito importante saber que as nossas ações refletem o que pensamos e o que desejamos. Antes do pecado, vem a concupiscência, que nos alicia e, se não vigiarmos, fatalmente pecamos.

Neste tempo em que o Senhor direciona a RCC do Brasil a olhar para dentro de si, identificar as brechas e deixar-se reconstruir, o Senhor também espera que concretamente permitamos que o Espírito Santo nos reconstrua nas áreas da nossa personalidade e do nosso caráter, a fim de nos manter firmes na luta contra o pecado.

Todos nós, membros da RCC, devemos nos deixar reconstruir nestas áreas onde nasce a concupiscência e permitir que o Senhor construa muralhas entre a concupiscência e o pecado a fim de que sejamos preservados das quedas.

Não basta apenas sermos bons, é necessário que sejamos perseverantes na bondade, na ética, no caráter. É necessário que lutemos para nos afastar o quanto possível da fronteira entre o bem e o mal, é necessário nos posicionar o mais próximo possível do bem, ir mais para o centro onde está o Senhor. Desta forma, se tivermos quedas, cairemos próximos do Senhor que nos ama e nos ampara.

É preciso ter a decisão de clamar a misericórdia de Deus na hora do pecado, naquele limiar entre a concupiscência e o pecado. Pedir a graça de Deus, fechar as brechas, orar ao Senhor, pedir a sabedoria de como fazer quando estamos prestes a pecar. Pedir ao Espírito Santo para nos ensinar a escutar o Seu alerta antes de pecarmos e fugir das ocasiões de pecado.

Reconstruir muralhas significa mudar os pensamentos, os valores e os conceitos quando estes nos levam ao pecado. É ter a coragem de renunciar aos prazeres e até mesmo a determinados planos quando estes já não colaboram para a nossa santidade. É decidirmos ser íntimos do Senhor.

Precisamos permitir que o Senhor reconstrua as muralhas entre a fronteira do pecado e da concupiscência para que tenhamos têmpera na hora em que somos tentados a pecar. Estas muralhas serão reconstruídas em nossa vida com a Palavra de Deus, com a vivência das Práticas Espirituais e com a busca da santidade.

Para facilitar a nossa tarefa, de guardar nossa mente e os nossos pensamentos, São Paulo nos ensina em Filipenses 4,6-8:

“Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos”.

No Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 2520, aprendemos que mesmo tendo recebido o Batismo, devemos lutar contra a concupiscência para vencermos o pecado:

“O Batismo confere àquele que o recebe a graça da purificação de todos os pecados. Mas o batizado deve continuar a lutar contra a concupiscência da carne e as cobiças desordenadas. Com a graça de Deus, alcançará a pureza de coração:

– pela virtude e pelo dom da castidade, pois a castidade permite amar com um coração reto e indiviso;

– pela pureza de intenção, que consiste em ter em vista o fim verdadeiro do homem; com uma atitude simples, o batizado procura encontrar e realizar a vontade de Deus em todas as coisas;

– pela pureza do olhar, exterior e interior; pela disciplina dos sentimentos e da imaginação; pela recusa de toda complacência nos pensamentos impuros que tendem a desviar do caminho dos mandamentos divinos: “A desperta a paixão dos insensatos” (Sb 15,5);

– pela oração: Eu julgava que a continência dependia de minhas próprias forças… forças que eu não conhecia em mim. E eu era tão insensato que não sabia que ninguém pode ser continente, se vos lho concedeis. E sem dúvida mo teríeis concedido, se com gemidos interiores vos ferisse os ouvidos e, com firme fé, pusesse em vós minha preocupação”.

Para refletir:

– É preciso que as nossas atitudes tenham coerência com nossas palavras.

– É preciso alertar os irmãos sobre o limiar do pecado. Aquele momento quando nos deparamos na decisão entre pecar e não pecar, entre pecar e resistir ao pecado.

– Precisamos construir muralhas nesta linha divisória entre o bem e o mal.

– Pedir que o Senhor que coloque a luz de Seu Espírito Santo, o carisma do discernimento dos Espíritos nesta hora!

Intenções Permanentes

 – Pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, pelos bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos (as), pelos seminaristas, para que neste período de formação sintam seu chamado confirmado;

 – Pelo Presidente da Renovação Carismática Católica, Marcos Volcan. Pela unidade da RCC em todo Brasil, estados, Grupos de Oração, equipes de serviço e núcleos e com as diversas expressões carismáticas;

 – Pelo Serviço Internacional da RCC (ICCRS) prestado por seus membros e pelo Conselho Latino-Americano (CONCCLAT), para que o Espírito Santo dirija os projetos e orientações do nosso movimento;

 – Pelo Programas de TV da RCC: na Canção Nova – Celebrando Pentecostes – e Renovação em Ação, na TV Século 21. Pelo Portal da RCC na Internet;
 – Pelos Projetos de evangelização, entre eles: Celebrando Pentecostes e  Missão Marajó. Veículos de Comunicação. Por todos os colaboradores do projeto  Eu amo a RCC e Semeando a Cultura de Pentecostes;

 – Pela construção de nossa Sede Nacional;

 – Pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que objetivem os valores cristãos e respeito à vida desde sua concepção, nas tomadas de decisão.

Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão da RCCBRASIL