Renova-se assim para nós, no ciclo anual, o elevado mistério da nossa salvação que, prometido no começo e realizado ao final dos tempos, está destinado a durar sem fim”. (Homilia XXII de São Leão Magno)

O tempo litúrgico do Advento caracteriza-se por um tempo de preparação, de espera. No Advento (do latim advenire=chegar) nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá. Essa preparação compreende celebrar suas duas vindas: o Natal e a sua segunda vinda na Parusia.

Preparemo-nos, neste tempo, através da leitura orante na Palavra de Deus, seguindo as escrituras no que compreendem as quatros semanas deste tempo litúrgico: a espera vigilante do Senhor. Ele anuncia seu retorno (Mc 13, 33-37), devemos estar alertas e vigilantes. O segundo domingo nos fará preparar os caminhos (Mc 3, 1-12) que significa preparar um mundo novo, a partir de nós, testemunhando estar próxima a vinda do Messias. O Espírito está sobre o Senhor e nele as promessas são confirmadas e se cumprem. O terceiro domingo apresenta os tempos messiânicos. Deus vem salvar-nos: O Emmanuel está no meio de nós (Jo 1, 6-7.19-28)! O quarto domingo anuncia a vinda próxima do Senhor, a José é revelado e anunciado a vinda do Messias no seio da virgem que ele deveria desposar (Mt 1, 18-24). Jesus Cristo é da estirpe de Davi e Filho de Deus. Ele vem parar cumprir a vontade de Deus.

Aproveitemos esse tempo para nos prepararmos espiritualmente para a grande celebração do Natal e também façamos um gesto concreto para alguma pessoa, no sentido de anunciarmos a salvação que veio até nós encarnada num menino Deus!

Intenções para o mês:

1. Que sejamos cada vez mais anunciadores e propagadores da Cultura de Pentecostes em 2010.

2. Pelo Encontro Nacional de Formação 2010, que será realizado de 28 a 31 de janeiro, para que todos os servos ministeriados da RCC vivam este momento de formação e vivenciem a Palavra de Deus.