“Unidos pela sua Palavra reconstruiremos as muralhas…”
“Proclama a Palavra anuncia a boa notícia!

 Encerrando o ano civil de 2010 e iniciando o ano litúrgico, vamos enfocar no Projeto Amigos de Deus, para este tempo especial que é o advento, as práticas espirituais do projeto principalmente o jejum, a oração pessoal, a leitura orante da Palavra de Deus e a oração dos mistérios gozosos, usando como subsídio os temas de cada semana que a liturgia deste tempo nos propõe: o nascimento de Jesus Cristo, o messias, salvador, verbo encarnado e a alegre expectativa de sua segunda vinda na glória (cf. Ap 22,17).

Nos preparando espiritualmente para a Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo meditemos, primeiramente, na vigilância alegre da primeira semana. Encontramos no nascimento do menino Jesus a manifestação e o cumprimento da promessa de Deus: “Todas as promessas de Deus encontraram nele o seu sim” (2 Cor 1,20).

Na segunda semana, vivemos a grande esperança: o Pai que entrega ao mundo Jesus, seu Filho único, restituindo a esperança ao mundo. Sem Cristo o homem fica vazio e sem esperança (cf. Ef 2,12). São Paulo afirma a Timóteo: “ele é a nossa esperança” (I Tim 1,1).

Na terceira semana, o apelo é a conversão. Não existe possibilidade de alegria e esperança se não estivermos voltando nosso coração e a nossa mente inteiramente para o Senhor. Aguardando sua segunda vinda, somos chamados a ser o “João Batista” do novo milênio preparando o caminho do Senhor (cf. Is 40,3).

Por fim, a preparação vai ter seu enfoque na pobreza. Não tanto no sentido econômico, mas a pobreza no sentido bíblico: confiar em Deus e apoiar-se totalmente nele. As bem-aventuranças iniciam-se justamente com a proclamação de que o Reino de Deus é dos que têm um coração de pobre (cf. Mt 5,3). Belém e Nazaré expressam essa simplicidade, de um Deus que se fez homem. Habitando entre nós, ele mostrou o itinerário de humildade e simplicidade que todos devem seguir para entrar no seu Reino.

Detalhes do Projeto Amigos de Deus, baixe pelo site da RCC: www.rccbrasil.org.br – Amigos de Deus para baixar!

Oração e Participação Encontro Nacional de Formação (ENF 2011) que acontecerá de 26 a 30 de Janeiro de Lorena (SP).