“Coisas que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e coração humano algum jamais imaginou.” (I Cor 2,9)

Queridos intercessores da Renovação Carismática Católica do Brasil,

Chegamos ao ano de 2024! Temos a oportunidade de inaugurar na nossa vida um tempo novo! Um tempo em que Deus quer fazer florir na nossa vida pessoal, no nosso ministério, no nosso serviço, na Renovação Carismática, e em toda Igreja. Esse chamado do Senhor para nos fazer florescer vem por meio da prática dos carismas, que foram o nosso “carro chefe” dos trabalhos ministeriais do MI no ano de 2023, e assim como o Pe. Mariano Rodrigo, ssj, vem nos relembrar “os carismas, que brilham na Igreja primitiva, como as flores na primavera, são essencialmente manifestações variadas e visíveis de uma realidade única: a vida transbordante no Espírito na alma dos cristãos.” É preciso que o intercessor adentre as profundezas de si mesmo, encontre a essência de Deus em sua alma e alcance os tesouros inesgotáveis do Espírito Santo.

No ano de 2023 vivemos o tempo do Despertar, do Levantar-se. Fomos chamados de um sono profundo, despertados do nosso abatimento, erguidos daquilo que nos mantinha caídos, derrubados e enfraquecidos. Fomos também tocados em nosso cansaço, em nossas dores e enfermidades. Fomos chamados de volta a vida e colocados de pé, como soldados em ordem de batalha, e iluminados pela luz de Cristo Jesus.

Neste ano nos debruçamos sobre palavra que o Senhor traz como direcionamento para toda Renovação Carismática Católica: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós” (Jo 20,21). Seguindo o Plano Pastoral da RCCBRASIL para o triênio 2023-2025, a palavra no evangelho de São João emerge com o verbo ir, nos impulsionando, nos enviando a missão. Queridos irmãos e irmãs, como é preciso receber a palavra de direcionamento do Senhor com o coração transbordante de alegria e com a fé expectante, permitindo-se reacender em nós o coração missionário, a alma que tem sede da missão, de evangelizar, mas que, sobretudo, tem sede de Deus, de ir buscá-lo, de ir amá-lo e de saciar também a sede que Ele tem de nós.

Todo direcionamento que o Senhor nos dá está arraigado naquilo que é a necessidade da nossa vida, pois Ele bem sabe aquilo que vai no mais íntimo de nós, como nos atesta o salmista: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos” Salmo 139,1. Caríssimos irmãos, o Senhor conhece a cada intercessor, a cada intercessora, a cada filho e filha tão amado e querido do seu coração. Por isso mesmo, nos ergueu, levantou, despertou e, agora, nos põe a caminho. Porque o nosso destino é o Céu, mas essa é uma trajetória que começa aqui na terra. E é preciso tomar o caminho para voltar para Deus, voltar a caminhar incessantemente em direção ao Céu. E o nosso ministério tem uma especificidade muito bela: podemos, não somente voltar para Deus, mas podemos devolver muitas pessoas para Ele através da nossa oração de intercessão. Pois há uma luta ferrenha entre o inimigo de Deus e o povo que é de Deus, e o inimigo tem conquistado muitos territórios, mas o intercessor é aquele que sabe que Deus quer o homem, e assim, o intercessor é aquele que devolve o homem para Deus.

O convite para este início de ano é: Deixe o Senhor inaugurar um tempo novo! Deixe o Senhor reescrever uma nova história cheia de amor, de renovação e transformação de vida! Deixe o Senhor descortinar a sua janela, e abri-la, para que possa entrar um vento novo, um sopro de vida nova. É preciso ver o novo dia que nasce lá fora e acolhê-lo com alegria e esperança! Não podemos nos conformar com aquilo que temos vivido, pois Deus pode muito mais! É tempo de vida nova! É tempo de milagre! É tempo de experimentar “Coisas que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e coração humano algum jamais imaginou” (I Cor 2,9).

Diante do envio do Senhor para este tempo: Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós”, que a nossa resposta seja:

Eu vou!

Núcleo do Ministério de Intercessão da RCCBRASIL

 

INTENÇÕES DO MÊS DE JANEIRO

– Pela conclusão da construção da Capela Nossa Senhora de Pentecostes;

– Pelo Retiro da Equipe Nacional do Ministério para Seminaristas, de 04 a 08 de janeiro, em Crato – CE;

– Pelo RENASEM – Encontro Nacional – Ministério para Seminaristas, que acontecerá de 08 a 12 de janeiro de 2024, em Crato – CE;

– Pela Escola Nacional de Formação de Líderes e Missionários (ENFLM), que acontecerá de 13 a 23 de janeiro de 2024, São José dos Campos – SP;

– Pela Escola Nacional de Música e Artes, acontecerá de 21 a 24 de janeiro de 2024;

– Pelo ENF – Encontro Nacional de Formação, que acontecerá de 24 a 28 de janeiro de 2024, em Aparecida- SP;

– Oremos pedindo para que cesse a guerra entre a Rússia e a Ucrânia;

– Oremos pedindo para que a paz de Deus reine no Oriente Médio e em todo o mundo.

INTENÇÕES PERMANENTES

1. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;

2. Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e Instância fidelidade;

3. Pelos membros do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica – CHARIS;

4. Pelos membros do Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS;

5. Pelos membros do Conselho Católico Carismático Latino Americano – CONCCLAT;

6. Pelo Presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões e sua família, e todos os membros do Conselho Nacional;

7. Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;

8. Por todos os Grupos de Oração do Brasil;

9. Por todos os Ministérios da RCC em nível nacional, estadual, diocesano e de Grupo de Oração;

10. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCC;

11. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores;

12. Pelos eventos de evangelização da RCC no Brasil;

13. Pela situação política, econômica e moral em nosso País;

14. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;

15. Pela erradicação dos vírus causadores da Covid, Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.