“Unidos pela sua Palavra reconstruiremos as muralhas…”

“Proclama a Palavra, anuncia a Boa Notícia!” (cf. 2 Tim 4,1-5)”

O quarto momento do exercício espiritual da leitura orante (lectio divina) da Palavra de Deus, que consideramos como o último, é a Contemplação. É o momento que, na oração pessoal,paramos com palavras e passamos à admiração e à quietude do silêncio contemplativo. O coração se extasia diante das maravilhas do texto que faz o coração se apaixonar. Ficamos como que encantados com o amado, como narra o livro de Cântico dos Cânticos.

Contemplamos as cenas dos textos lidos, as pessoas neles contidas e sua relação com Deus, os diálogos, suas palavras, ações e reações, podendo nos colocar no lugar delas. “A leitura busca a doçura da vida bem aventurada; a meditação a encontra; a oração a louva, agradece, suplica e intercede; e a contemplação a saboreia. A leitura leva a comida sólida à boca, a meditação a mastiga e rumina, a oração prova o seu gosto e a contemplação é o gosto da doçura alcançada” (Guigo).

Procure uma frase que poderá servir de resumo para os quatro passos que trabalhamos nestes meses, para ser levada durante o dia. (Fonte: Folheto Lectio Divina – RCC/RS)

Atenção: 23 de maio – solenidade de Pentecostes, preparemo-nos organizando, promovendo e/ou participando da novena de Pentecostes e vigílias!

Oremos pelo grande projeto Amigos de Deus: Reconstruir e restaurar as muralhas através da vivência das práticas espirituais. Informe-se na RCC local.