A Escuta Profética e o nosso chamado a IR!

“Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá.”

Is 55, 3

Amados intercessores da Renovação Carismática Católica do Brasil, para nos aprofundarmos na vontade de Deus, e bem vivenciarmos o exercício do nosso ministério, o Espírito Santo vai nos dando ferramentas e estratégias, dentre elas, vivenciamos na última RNI a Visão Espiritual, que é responsável por nos direcionar a ver como Deus vê.  Neste mês, nos debruçaremos um pouco mais sobre uma outra prática, que nos permite dar passos mais assertivos na oração de intercessão, sendo guiados pela voz de Deus. Essa prática é a Escuta Profética.

Ao nos debruçarmos sobre a palavra de Isaías “Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá” (Is 55, 3), nos deparamos com a realidade de que o Senhor quer nos falar e deseja que nós o escutemos e, através da Sua escuta, Ele quer nos direcionar, nos revelar o Seu coração e a Sua vontade, fazer a nossa alma reviver e nos promete que fará conosco uma aliança eterna.

Em sua etimologia, o verbo Escutar deriva do latim “auscultare”, que significa ouvir atentamente. Em seu significado, Escuta é um substantivo feminino, que representa o ato ou efeito de escutar, de ficar à espreita para ouvir; podendo significar também, prestar o ouvido a; ouvir com atenção; tornar-se atento para ouvir.

“Na Escuta Profética, nos abrimos para escutar a Deus, que fala no silêncio de nosso coração, um silêncio fecundo e tão necessário. Silêncio não é somente a ausência de algum barulho exterior, mas uma atitude interior, de alguém que com fé expectante aguarda a ouvir a voz do Senhor. Esse momento de escuta nos abre ao exercício dos carismas. Pelos carismas, Deus revela que continua agindo em nosso meio e deseja tornar as pessoas plenas novamente.”

(Apostila 3 do Módulo Básico da Renovação Carismática Católica- Grupo de Oração)

 

Itinerário para Escuta Profética:

Preparação:

Para um exercício de Escuta Profética apurado, deve-se iniciar uma preparação que data entre uma ou duas semanas antes do momento de executar a prática da Escuta Profética.

Em oração, elencar a/as intenções pelas quais será realizada a escuta profética;

Iniciar, juntamente com a equipe que irá realizar a escuta profética, uma preparação espiritual, objetivando uma maior eficácia na ação do Espírito Santo através de nós;

Orientamos que, nas semanas que antecedem o exercício de escuta, os irmãos possam se unir na prática do jejum dos sentidos (no caso aqui, dos ouvidos). Esse jejum se dá de forma em que nós, tentamos ao máximo, guardar os nossos ouvidos físicos de músicas, ruídos, conversas e situações que gerem poluição física aos nossos ouvidos e se transforme, depois, em poluição espiritual, lançando impurezas sobre nós. (É certo, que, em muitas situações, isso não depende de nós, mas ao que nos compete, é necessário que façamos a nossa parte);

Acompanhando o jejum dos ouvidos, unimos também as práticas de orações por esse órgão, ou seja, orar pelos nossos ouvidos, diariamente, clamando sobre eles o batismo no Espírito Santo e pedindo que este mesmo Espírito lave e purifique os nossos ouvidos, abrindo caminhos a voz de Deus;

Além do jejum dos ouvidos, orienta-se para a equipe outras práticas de jejum que possam auxiliar na potencialização da escuta;

Também se faz necessário que, na semana em que será realizada a prática da escuta (de preferência), que o intercessor busque o sacramento da confissão e comunhão quantas vezes for possível.

Esse itinerário apresentado tem o objetivo de trabalhar e aproximar de nós o estado de graça, para que possamos nos apresentar cada vez mais íntimos e unidos a Deus, ao ponto de conseguirmos ouvir as batidas do Seu coração.

             

Exercício de Escuta Profética

Para fins de orientação, a equipe a realizar  a escuta profética, deve escolher um local silencioso e propício a oração de escuta, de preferência sendo uma Igreja ou Capela, onde se tenha a Capela do Santíssimo (se possível).

O Exercício de Escuta Profética se inicia com Ciclo Carismático:

– Oração em português (língua vernácula);

– Oração em línguas;

– Escuta Profética;

– Resposta a Deus.

Em um encontro voltado para a escuta profética, durante o ciclo carismático, quando se chega na etapa da escuta profética propriamente dita, iniciamos um período de escuta de mais ou menos entre 25 e 30 minutos. Esse tempo é necessário, porque os nossos ouvidos levam um tempo para se acostumar ao silêncio. Passados os primeiros cinco a dez minutos de escuta, podemos perceber que, alguns ruídos podem ainda permanecer ao nosso redor, mas já não nos trarão perturbação, já não farão mais barulho “dentro de nós”, porque a ação da escuta vai adentrando os nossos ouvidos físicos e os nossos ouvidos espirituais, os desligando das “vozes do mundo” e nos readaptando a ouvir a voz de Deus. É neste momento em que calamos o nosso corpo, que o nosso espírito vai entrando em consonância com o coração de Deus e vai sendo unido a Ele, se tornando algo indivisível… A partir daí, vamos nos atentando aquilo que ouvimos, sentimos e percebemos.

 – É recomendável que, durante a realização da escuta, o intercessor esteja munido das Sagradas Escrituras e de material para anotação das moções.

 – Encerrando-se a prática da escuta, seguem-se as partilhas (que vocês perceberão serem muitíssimo fecundas) e se encerra com a etapa da resposta a Deus.

 – Os momentos de Escuta Profética são muito recomendáveis, pois através deles, o Senhor nos dá o direcionamento que devemos viver para um tempo específico, podendo também a escuta ser voltada para alguma intenção direcionada. E ouvindo a voz do próprio Deus que nos fala, através da Escuta Profética, vamos sendo guiados para atendermos ao nosso chamado a IR.

 

INTENÇÕES DO MÊS DE MAIO

·        Pelo fim da epidemia da dengue e de outras doenças que têm afligido tão severamente o nosso país neste momento;

·        Pela peregrinação “Pentecostes da Paz e Santuários Marianos” da RCCBRASIL, que acontecerá de 07 a 23 de maio;

·        Pelos Encontros Nacionais dos Ministérios de Intercessão, Promoção Humana e Universidades Renovadas (ENUR 30 anos), que acontecerão de 26 a 28 de julho em Aparecida – SP;

·        Pela conclusão da construção da Capela Nossa Senhora de Pentecostes;

·        Pela construção da Sede Nacional da RCCBRASIL e pelos seus colaboradores;

·        Oremos pedindo para que cesse a guerra entre a Rússia e a Ucrânia;

·        Oremos pedindo para que a paz de Deus reine no Oriente Médio e em todo o mundo.

INTENÇÕES PERMANENTES

1. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;

2. Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e fidelidade;

3. Pelos membros do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica – CHARIS;

4. Pelos membros do Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS;

5. Pelos membros do Conselho Católico Carismático Latino-Americano – CONCCLAT;

6. Pelo Presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões e sua família, e todos os membros do Conselho Nacional;

7. Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;

8. Por todos os Grupos de Oração do Brasil;

9. Por todos os Ministérios da RCC em nível nacional, estadual, diocesano e de Grupo de Oração;

10. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCCBRASIL;

11. Pela construção da Sede Nacional da RCCBRASIL e pelos seus colaboradores;

12. Pelos eventos de evangelização da RCC no Brasil;

13. Pela situação política, econômica e moral em nosso País;

14. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;

15. Pela erradicação dos vírus causadores da Covid, Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.