REDE NACIONAL DE INTERCESSÃO
Maio de 2007

“E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa do Pai, “que ouviste de minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias”. (At 1,4-5)

Ainda estando e permanecendo com eles assim como conosco que vivemos este tempo pascal, Jesus revelou que voltaria para junto do Pai, mas que não nos deixaria a sós. Para que recebêssemos a pessoa do Espírito Santo, o outro Parácleto, alguns passos far-se-iam necessários.

Primeiro devemos obedecer a sua ordem para permanecermos em Jerusalém, ou seja, fazendo uma leitura para os tempos de hoje, não nos afastemos de nossa comunidade (grupo de oração); uma vez que é lá que o Espírito Santo é derramado primeiramente, pois encontra um grupo em concórdia clamando por Ele.

Segundo clamamos ao Pai que em Nome de Jesus Ressuscitado derrame o Espírito Santo sobre nós, pois Jesus mesmo diz: “Eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á…Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem”. (Lc 11,9.13)

Devemos, portanto, viver essa espiritualidade de Pentecostes, ainda clamando e pedindo como nos convidou o Santo Padre João Paulo II em maio de 2004, quando da Vigília de Pentecostes em Roma.

Vivendo intensamente este tempo pascal, testemunhando a presença de um Jesus Vivo, somos convidados a permanecermos com as portas abertas de nossos grupos de oração para que mais pessoas ouçam as publicações das maravilhas de Deus em suas vidas e se encontrem com o Senhor!

Como intercessores, servos do Senhor, devemos pedir esse mesmo Espírito, não só para nossas vidas, como por aqueles aos quais intercedemos. Quem exerce o ministério de intercessão, o Espírito Santo agirá de duas formas: gerando primeiro um desejo maior pela oração, pela santidade, comunhão e missão, e pelos outros gerando um amor de compaixão e misericórdia por aqueles aos quais estivermos orando. O Batismo no Espírito Santo nos leva a viver as duas dimensões da cruz: a vertical (relacionamento com o Senhor e a horizontal: relacionamento com os irmãos).

Proposta para o mês de maio

1. Em intercessão pela V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho (CELAM) de 13 a 31 de maio e a presença do Santo Padre o Papa Bento XVI de 09 a 13, sugerimos que pelo menos em cada diocese aconteça um Cerco de Jericó podendo iniciar a partir do dia 1o.

Devem ser sete dias de oração de intercessão ininterrupta com o Santíssimo exposto com louvores, cânticos próprios e récita do rosário. A abertura e o encerramento poderão ser com a santa missa, assim pedimos a participação dos sacerdotes das paróquias e o empenho de toda a comunidade paroquial neste evento de intercessão.

Peçamos neste cerco a intercessão de Frei Galvão, Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira de América Latina) e da Conceição Aparecida (padroeira do Brasil).

Que seja feito também, diariamente a oração oficial da CNBB pela V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho (Revista Renovação e portal da RCC).

2. Sendo a Solenidade de Pentecostes em 27 de maio, que se façam também Novenas de Pentecostes (a partir do dia 18/05) em todas as equipes de intercessão tendo como subsídio o Projeto de Avivamento “Celebrando Pentecostes” de Ronaldo B. dos Reis. (Ed. Canção Nova e RCC)


Vicente Gomes de Souza Neto
Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão na RCC
Casa de Marta e Maria(RJ): martmari@terra.com.br