A Visão espiritual e o nosso chamado a IR!

“O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, ao redor de Eliseu.”

2 Reis 6, 17

Queridos irmãos, iniciamos o nosso caminho formativo no Ministério de Intercessão nos recordando da palavra que direciona os trabalhos ministeriais em 2024, que será: Intercessor, vai e faze tu o mesmo. (cf Lc 10, 30-37). Por meio da palavra, o Senhor nos faz o convite de retornarmos as práticas primordiais do nosso ministério, nos enveredando por uma rota de reconhecimento do nosso território ministerial, a partir do “tocar” nas características fundamentais do intercessor. Já através da palavra direcionada, o aspecto que adentra os nossos fundamentos ministeriais é a compaixão, como bem nos foi apresentado no workshop do Ministério de Intercessão no ENF.

Para darmos continuidade ao trabalho voltado ao reconhecimento das características do intercessor, vamos abranger nesta RNI o tema: Visão Espiritual. Já aprendemos que a visão espiritual é a capacidade de ver claramente o que Deus quer que vejamos, enxergando o mundo sob o ponto de vista dEle. É a capacidade que adquirimos, através da intimidade com Deus, em discernir entre os muitos apelos interiores da nossa alma e a voz do Espírito Santo que nos revela as coisas de Deus. E é somente vendo sob a ótica do Espírito Santo, é somente vendo como Deus vê, que podemos direcionar a nossa oração de maneira mais assertiva, a fim de caminharmos em direção a vontade de Deus, que é sempre boa, perfeita e agradável (cf. Rm 12,2).

Sabemos que a visão espiritual nos é uma ferramenta dada por Deus, auxiliando-nos em nosso exercício ministerial, abrindo para nós portas que, pela nossa própria visão, nós não conseguiríamos abrir e para ir de encontro ao entendimento de Deus: “O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, ao redor de Eliseu.” 2 Reis 6, 17. No episódio que nos narra a palavra, o servo do homem de Deus levanta cedo, sai e vê que um grande exército cercou a cidade e se apavora: “Ai, meu Senhor! O que faremos?” 2 Reis, 6,15. Então, Eliseu ora ao Senhor e pede para que Ele lhe abra os olhos, e quando o moço abre os olhos, ele vê que o monte está cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. Foi a visão espiritual de Eliseu que fez a diferença no desenrolar desta história, que termina com a sua vitória sobre o exército Sírio.

Deus quer que nós vejamos como Ele vê! Deus tem o desejo de revelar ao nosso coração aquilo que está no coração Dele, no entanto, algumas situações podem servir de bloqueio a nossa visão espiritual. Vamos recordar:

·        Pecado;

·        Incredulidade;

·        Inconstância na vida de oração;

·        Desconhecimento da Palavra de Deus;

·        Falta de empenho e de comunhão.

Por isso, é preciso nos policiarmos para que nós não ofereçamos bloqueios ao desenvolvimento de nossa visão espiritual. É preciso combater a esses bloqueios buscando uma vida, cada vez mais em estado de graça, pois quanto mais vermos como Deus vê, mais perto Dele estaremos.

Neste ano, somos convocados pelo Senhor a IR em missão, mas para irmos é necessário saber para onde vamos, conhecer os caminhos que serão trilhados. Para ir, é necessário que o nosso caminho vá sendo iluminado pela luz do Espírito Santo, que são como faróis que nos guiam na escuridão. Sem a visão espiritual nós ficamos perdidos e corremos o risco de ficar dando voltas e voltas, de chegar ao lugar errado, ou ainda de não chegar a lugar nenhum. Por isso, a visão espiritual deve ser, constantemente, pedida ao Espírito Santo e exercitada através de nossa oração pessoal e comunitária, junto com nossa equipe de intercessão. Portanto, com uma visão espiritual apurada, estamos prontos para atender a convocação do Senhor para este tempo de Ir!

Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão da RCCBRASIL

 

INTENÇÕES DO MÊS DE MARÇO

·        Pelo fim da epidemia da dengue e de outras doenças que têm afligido tão severamente o nosso país neste momento;

·        Pela Semana “Vai a Nínive” que acontecerá de 11 a 15 de março de forma Online;

·        Pelos Encontros Nacionais dos Ministérios de Intercessão, Promoção Humana e Universidades Renovadas (ENUR 30 anos), que acontecerão de 26 a 28 de julho em Aparecida – SP;

·        Pela conclusão da construção da Capela Nossa Senhora de Pentecostes;

·        Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores;

·        Oremos pedindo para que cesse a guerra entre a Rússia e a Ucrânia;

·        Oremos pedindo para que a paz de Deus reine no Oriente Médio e em todo o mundo.

 

INTENÇÕES PERMANENTES

1. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;

2. Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e Instância fidelidade;

3. Pelos membros do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica – CHARIS;

4. Pelos membros do Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS;

5. Pelos membros do Conselho Católico Carismático Latino Americano – CONCCLAT;

6. Pelo Presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões e sua família, e todos os membros do Conselho Nacional;

7. Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;

8. Por todos os Grupos de Oração do Brasil;

9. Por todos os Ministérios da RCC em nível nacional, estadual, diocesano e de Grupo de Oração;

10. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCCBRASIL;

11. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores;

12. Pelos eventos de evangelização da RCC no Brasil;

13. Pela situação política, econômica e moral em nosso País;

14. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;

 

15. Pela erradicação dos vírus causadores da Covid, Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.